Worten: Um projecto vencedor

Lançado pela Worten e criado especificamente para as equipas de loja em Portugal, Winners é uma plataforma versátil e inovadora que permite envolver as equipas de forma lúdica, mas coerente com os objectivos do negócio. Foi distinguida com o prémio “Best Digital Workplace” nos Portugal Digital Awards.

 

Por Sandra M. Pinto

 

Projecto nascido em 2014, a plataforma Winners teve em Outubro desse ano a sua primeira loja-piloto, impactando cerca de 50 colaboradores. A ideia da Worten era apostar numa plataforma versátil e inovadora que permitisse envolver as equipas de loja de forma lúdica, mas coerente com os objectivos do negócio, fomentando o espírito de equipa e a concretização individual de objectivos. «Desta forma, à data de hoje, todas as nossas lojas em Portugal, mais de 180, já têm implementado o Winners, com resultados muito positivos, tanto para as equipas como para o próprio negócio», refere Nuno Nascimento Rodrigues, director de Recursos Humanos da Worten Ibérica.

Winners é, na prática, uma plataforma online de gestão, dinamização e motivação dos colaboradores de loja, no fundo uma ferramenta que apoia e incentiva as equipas de loja para a concretização de objectivos individuais e para uma melhor performance em equipa. Como esclarece Nuno Nascimento Rodrigues, «através de mecânicas simples de jogo, os colaboradores desenvolvem o seu potencial, escolhendo desafios, definindo estratégias individuais e de equipa, seleccionando, no final, a bonificação associada aos resultados da sua performance». Com esta ferramenta, a Worten consegue avaliar as suas pessoas de uma forma muito transparente e equitativa, acompanhando-as muito de perto e desenvolvendo as suas competências.

O recurso à gamification é justificado de uma forma muito simples, «porque somos Worten», explicando o responsável que «o entretenimento, em geral, e o gaming, em particular, fazem parte do nosso dia-a-dia. Acreditamos que um ecossistema gamificado é algo bastante atractivo quando queremos envolver e puxar pelas nossas pessoas», salienta, realçando ainda o «envolvimento de cerca de três mil colaboradores de loja, que, no seu dia-a-dia de trabalho, têm missões, todas elas com uma lógica de jogo, com vista a superarem-se e a ganharem bonificações».

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Janeiro da Human Resources.

Veja também estas notícias.

Ler Mais