Carta aberta aos leitores – Ensaio sobre a lucidez, de tempos que não são ficção

 

Vivemos tempos atípicos. Difíceis. Não nos passaria pela cabeça vermo-nos “forçados” – para nossa segurança – a não sair de casa. Mas não é que este cenário nunca tivesse passado pela cabeça de ninguém. Quem leu o “Ensaio sobre a Cegueira” por certo tem pensado muito na ‘estória ficcional’ de José Saramago. E, se um alerta mais concreto fosse preciso, temos as palavras de Bill Gates, de 2015: «Actualmente, o maior risco de catástrofe global não é uma guerra nuclear. Se alguma coisa pode matar mais de um milhão de pessoas nas próximas décadas, é um vírus altamente contagioso (…) Não estamos preparados para a próxima epidemia.» Não estávamos, de facto. Ninguém estava. À escala global. Países ditos desenvolvidos.

Diz o ditado, “não vale a pena chorar pelo leite derramado”. Resta-nos minimizar o máximo possível os danos. E essa responsabilidade não é só do Estado. É de cada um de nós, individualmente. E, se os médicos e enfermeiros estão na frente de batalha (OBRIGADA), os jornalistas estão na rectaguarda, informando até à exaustão para que todos percebam que a situação é séria; questionando para que se conheça a realidade, se saiba o que está a ser feito e se está a ser feito tudo o que é possível.

Nunca como hoje tivemos acesso a tanta informação e, no entanto, nunca como hoje houve tanta desinformação. Por isso, mais do que nunca, a Comunicação Social é importante. Sempre existiu, e continua a existir, bom jornalismo. Que informa. Que nos ajuda a reflectir sobre o que nos rodeia. Nesta crise pandémica temos tido honrosos exemplos disso mesmo, de jornalismo rigoroso, credível, imparcial.

Reconhecemos que a situação é complexa e que há muitos fogos a apagar, mas é fundamental que o Governo não se esqueça da Comunicação Social e do papel que assume na sociedade, na defesa da democracia.

Nós – no Multipublicações Media Goup, em geral, e na Human Resources, em particular – continuamos a trabalhar. Sempre. Agora mais do que nunca, ainda que a partir de casa. Usando o online e fazendo chegar aos leitores, diariamente, toda a informação que temos disponível, sobretudo relacionada com os reflexos da COVID-19 no mundo do trabalho, nas empresas e nos seus colaboradores. Ao minuto, quase. Falando com especialistas para que a informação chegue o mais clara possível. As dúvidas são muitas. Cabe-nos tentar ajudar a perceber as ferramentas ao dispor, de empresários e trabalhadores, para mitigar esta crise.

Mas queremos também analisar e reflectir sobre o que se segue. Por isso continuamos a trabalhar na nossa edição impressa, mensal. Gestão de Pessoas é o nosso foco, e é fácil perceber a importância acrescida e crucial que esta área vai assumir – pelos piores motivos – nos próximos tempos. Os gestores de Pessoas vão ter que agarrar o leme. É de pessoas que se trata. É a pessoas que tudo se resume.

Continuamos porque é o nosso dever. A nossa missão. Porque temos que continuar. Não escondemos que o futuro próximo vai ser difícil. E por isso o Multipublicações Media Group (que integra oito títulos, entre os quais a Human Resources) subscreveu a proposta apresentada pelo Observador ao Governo para a definição de um programa específico de apoio ao sector da Comunicação Social, na sequência da pandemia do novo coronavírus.

Não determinamos tudo o que nos acontece, mas podemos determinar a nossa atitude em relação ao que nos acontece. Fiquem em casa, os que puderem. A trabalhar, se possível. Não deixem de comprar jornais e revistas, de qualidade, para que, no futuro, o possam continuar a fazer. Para que os títulos de referência subsistam. Comprem nas bancas, comprem online ou façam uma assinatura. Consumam os muitos conteúdos disponíveis, através do site e redes sociais. Precisamos mais do que nunca dos nossos leitores. E dos nossos anunciantes. Cá estaremos também para vos ajudar a reerguer. Só com um esforço conjunto vamos lá. Havemos de ficar bem.

 Por Ana Leonor Martins, directora de redacção da Human Resources/

Ricardo Florêncio, CEO do Multipublicações Media Goup

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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