Case study: Dar as melhores condições aos responsáveis pelo sucesso

Investir nos colaboradores deveria ser sempre uma das prioridades estratégica das empresas. Seja através do salário, de formações, de possibilidades de evolução na carreira ou dos benefícios oferecidos, pensar no seu bem-estar é a chave do sucesso de todas as organizações.

Por Maria Roman, directora-geral de Recursos Humanos do Lidl Portugal

 

É a satisfação das pessoas que faz a roda girar e motiva a evolução do mercado, com reflexos positivos na produtividade nacional. Só pensando nos colaboradores, e acreditando nas suas capacidades, é possível às empresas enfrentarem fragilidades laborais e melhorarem a aptidão da mão-de-obra nacional.

Esta preocupação faz parte da essência do Lidl Portugal e tem pautado a nossa atitude perante aqueles que são o rosto da empresa: os nossos colaboradores.  Nesse sentido, a partir de Março de 2019, aumentaremos para 670 euros o valor do ordenado de entrada na empresa, valor oferecido no primeiro ano de trabalho. Este valor representa um aumento de 70 euros relativamente ao salário mínimo actualmente em vigor e uma remuneração acima do valor nacional definido para o próximo ano.

Para além disso, o Lidl garante que todos os colaboradores na operação, até à categoria de chefe de loja, recebem um aumento em 2019. Acreditamos que este é o tipo de aposta capaz de trazer um novo incentivo ao sector nacional da distribuição, diferenciando-nos dos concorrentes e garantindo que conseguimos captar e reter os melhores talentos, fundamentais para estarmos onde estamos hoje.

Qualquer medida que favoreça os colaboradores deve começar sempre por um princípio basilar: ouvir. Só assim é possível marcar a diferença – quando analisamos de perto as necessidades do país e das pessoas. Só quando as ouvimos e percebemos o que precisam, desejam ou sentem, conseguimos garantir um maior comprometimento e envolvimento da sua parte, pondo em prática o que no Lidl apelidamos de “Fazer do impossível, possível”, e nos permite alcançar um maior nível de produtividade.

A aposta num aumento de salário dos colaboradores foi precisamente resultado do que ouvimos: das nossas pessoas, em debates nacionais e nos pedidos de revisão ao Contrato Colectivo de Trabalho. Este aumento é parte integrante de um conjunto de medidas nas quais temos vindo a investir: o subsídio de alimentação é dos mais elevados entre as cadeias de retalho – com um valor de 6,83 euros por dia –, oferecemos seguro de saúde a todos os colaboradores – independentemente do local de trabalho, carga horária ou antiguidade no Lidl, e extensível ao agregado familiar, beneficiando das mesmas condições –, e paridade salarial entre homens e mulheres, de norte a sul do país, para a mesma categoria profissional. Em Março passado atribuímos ainda um prémio de 400 euros a todos os colaboradores da operação. Tudo junto, os benefícios aos colaboradores, em 2017, foram valorizados em mais de cinco milhões de euros.

Acreditamos que com medidas como estas conseguimos um maior grau de comprometimento das nossas equipas: o Lidl Portugal são as pessoas que todos os dias trabalham para a empresa e são eles os responsáveis pelo nosso sucesso. Dar-lhes as melhores condições de trabalho possíveis é a melhor, senão única, forma de garantirmos que fazem mais e melhor, mais dinâmicos e competitivos.

Em suma, acreditamos que as empresas devem ser perseverantes na prossecução dos seus objectivos, investindo sempre, em simultâneo, no crescimento daqueles que de facto permitem que tal aconteça, assumindo uma postura sustentável perante o mercado.

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