Como comunicar uma imagem de liderança

Um dos maiores desafios ao exercer uma função de liderança é o facto de sermos tidos como exemplo pela nossa equipa, pelo que devemos transmitir uma imagem coerente, assertiva e em consonância com a nossa identidade, assim como com a identidade da empresa.

Por Alexandra Lopes, gestora de Imagem

 

É fundamental comunicarmos uma imagem que seja o reflexo da nossa personalidade e com a qual nos sintamos confortáveis, caso contrário podemos estar a transmitir uma mensagem de alguma insegurança e acabamos por passar essa falta de confiança e desconforto a quem nos rodeia.

Por isso, é importante que a imagem dos colaboradores de uma empresa se regule pelas mesmas regras e orientações, isto é, por um dress code definido pela própria empresa e seja claramente transmitido por cada líder de equipa.

A cada líder cabe a importante missão de comunicar uma imagem em sintonia com a regras definidas em contexto profissional e orientar as suas equipas a identificarem-se também com a imagem da organização à qual pertencem.

Com a actual realidade do teletrabalho, o papel de líder assume novos desafios e nem sempre é tarefa fácil mantermos uma imagem de liderança com equipas à distância e gerir com equilíbrio o tempo entre a profissão e a família.

Sermos bons líderes passa muito por sermos nós próprios, assumirmos as nossas fraquezas e tirar o máximo proveito das nossas forças, limando as arestas que forem necessárias. Inspirarmo-nos em nós mesmos e não copiar os outros, diferenciando-nos no meio da multidão. Assim, iremos inspirar também quem está à nossa volta.

E que nos diferencia em contexto profissional, mais especificamente em funções de liderança? Acima de tudo, a nossa atitude! A atitude e a forma de realizar o nosso trabalho deverá distinguir-se dos outros. Nunca devemos deixar de procurar novas formas de comunicar e de realizar o nosso trabalho.

Dificilmente conseguimos assumir uma liderança de sucesso se não gostarmos do que fazemos. Ao gostarmos do que fazemos, iremos desenvolver a nossa marca pessoal de forma espontânea e natural. Fazermos o que gostamos dá-nos o combustível necessário para fazer acontecer!

Fazer diferente e gostarmos do que fazemos é, de facto, muito importante, mas é igualmente importante marcarmos a diferença através da imagem que transmitimos – mesmo em teletrabalho – investindo numa imagem cuidada, tendo sempre em consideração o contexto profissional no qual nos inserimos.

Lembre-se sempre que a imagem é o nosso cartão de visita e também da empresa que representamos! Vamos usá-lo da melhor forma e tirar o melhor proveito da nossa imagem, para nosso benefício e para benefício de quem nos rodeia.

Vamos inspirar-nos e inspirar a nossa equipa a ser cada vez melhor!

 

 

Ler Mais