Conhece as novas regras de uma liderança eficaz?

A liderança deixou de se basear no ato de dizer o que e como fazer determinada atividade, uma vez que agora exige muito mais dos líderes.

A Harvard Business Review realizou uma pesquisa com mais de 19 mil entrevistados e constactou que as pessoas têm um desempenho melhor (e mais sustentável) no trabalho quando quatro necessidades básicas são atendidas: renovação (física), valorização (emocional), foco (mental) e propósito (espiritual).

Descobriram também, diz o blogRH, que gestão geralmente na supressão dessas necessidades. Por exemplo, apenas 20% dos entrevistados disseram que os seus supervisores incentivavam pausas ao longo do dia. É importante entender quais são os gaps que impedem que esse foco no colaborador seja prioridade.

Seja autêntico
Todos temos pontos fortes e fracos. Talvez você seja um óptimo ouvinte, mas não o melhor orador público. Nesse caso, use essas skills de escuta para criar confiança entre nos colaboradores e peça a ajuda a alguém com maior facilidade para falar em público de modo a reforçar as suas apresentações.

De acordo com diversas pesquisas, a autenticidade é a qualidade mais requerida para um líder. A geração do milénio não quer discursos polidos e perfeitos, preferem alguém que fala genuinamente e os informe sobre o que realmente está a acontecer, o que inclui reconhecer as suas próprias falhas e nunca encobrir a verdade.

Ninguém nasce pronto para liderar, mesmo com aptidões para tal. Parte de ser um bom líder é ser você mesmo.

Crie um relacionamento genuíno com a sua equipa
Um bom gestor consegue ter um relacionamento de proximidade e respeito com sua equipa, de forma a tê-los perto o suficiente para identificar os seus pontos fortes e fracos a fim de serem usados em prol do desenvolvimento pessoal e da empresa. É importante dedicar  tempo para realmente conhecer as pessoas que compõem a equipa, pois assim conseguirá gerir melhor as necessidades e entender as aspirações de cada um.

Existem inúmeras maneiras de, pouco a pouco, se ir aproximando. Uma boa oportunidade é promover encontros fora do ambiente laboral. Encontros mensais ou bimestrais com a equipa para um jantar num restaurante, por exemplo, podem promover maior confiança entre todos. Nesses momentos é importante dar maior importância a assuntos que não envolvam o trabalho e aproveita para valorizar os pontos fortes. Ao criar um relacionamento com os colaboradores, os lideres também estão mais bem equipados para combiná-los com funções que utilizam as suas apetências naturais.

Conecte a sua equipa
Os colaboradores têm um desempenho melhor quando o seu trabalho serve um propósito. É comum ver que os lideres acreditam que o objectivo da organização está sempre claro e presente na mente dos colaboradores. Contudo, para muitos membros da equipa o cenário geral pode rapidamente ficar fora de foco.

Reconectar os colaboradores com o objectivo maior da empresa pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar o envolvimento e o bom desempenho.

Proporcione o crescimento dos colaboradores
Bons líderes elevam os que os rodeiam, tanto pessoal quanto profissionalmente. É fundamental que o gestor não tema o crescimento das pessoas da sua equipa. O foco aqui é entender que a ascensão de alguém promove o desenvolvimento da empresa como um todo e as possibilidades de inovação diante disso aumentam.

Para se tornarem grandes líderes, os lideres podem começar por reforçar a sua confiança nas skills dos outros. Se reservar um tempo para dizer a um colaborador: sei que isso é desafiante, mas também sei que você é capaz de entregar um bom resultado, consegue-se um efeito poderoso. Os colaboradores imediatamente sentem mais confiança e maior motivação para fazer um trabalho ainda melhor.

Seja o líder que a sua empresa precisa
A próxima geração de colaboradores espera mais da liderança. Eles querem autenticidade, conexão e senso de propósito, qualidades que a escola tradicional de liderança deixou, em muitos casos, de dar.

 

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