Culturas remote first em 2023. Funcionam? O que precisa de mudar?

Muitos trabalhadores remotos experimentam isolamento social e solidão, o que pode afectar negativamente a sua saúde mental e o desempenho no trabalho. Por isso urge fomentar uma cultura de trabalho positiva.

 

Por Nurasyl Serik, co-fundador e CEO da Remofirst

 

Há agora três vezes mais empregos remotos altamente remunerados do que antes da pandemia, sendo o trabalho remoto hoje responsável por 15% de todos os empregos altamente remunerados nos Estados Unidos da América.

Embora a tendência tenha começado antes de 2020, a pandemia definitivamente acelerou a cultura do remoto – e muitas empresas não estavam preparadas. Apesar de ser largamente bem-sucedido e amplamente popular, o trabalho à distância apresenta os seus desafios – incluindo o desenvolvimento de uma cultura de trabalho à distância saudável e sustentável.

Antes da pandemia, muitas das nossas interacções tinham lugar informalmente pelo escritório, por isso desenvolver uma cultura numa empresa sem escritórios – ou onde os colaboradores só se cruzam esporadicamente – exige mais intencionalidade.

Num escritório tradicional, a cultura da empresa evolui através de experiências partilhadas, colaboração interna e actividades de desenvolvimento de equipas que não fazem parte da realidade do trabalho remoto, pelo que é preciso um pouco mais de esforço para acertar na criação de uma cultura saudável numa empresa remota.

Muitos líderes cometem o erro de pensar que podem confiar na tecnologia e nas ferramentas para gerir eficazmente as suas equipas remotas, mas as ferramentas por si só não fomentam uma cultura de trabalho positiva. É preciso criar primeiro a cultura, e depois encontrar as ferramentas para a apoiar.

 

O problema da cultura do trabalho à distância
Um dos desafios mais óbvios do trabalho remoto é encontrar formas de as equipas comunicarem e colaborarem eficazmente quando não conseguem falar cara-a-cara. Embora ferramentas como o Slack e o Zoom facilitem a comunicação, os líderes precisam de estabelecer normas para evitar quebras de comunicação e mal-entendidos.

Além disso, recebemos muitas deixas a partir da linguagem corporal e de expressões faciais de outras pessoas, mas quando não conseguimos ver os nossos colegas, torna-se mais difícil criar confiança, o que pode ter impacto na produtividade.

A nível individual, muitos trabalhadores remotos experimentam isolamento social e solidão, o que pode afectar negativamente a sua saúde mental e o desempenho no trabalho, e contribuir para sentimentos de burnout. Este burnout é frequentemente exacerbado pelo esbatimento da fronteira entre o trabalho e a vida pessoal, com os trabalhadores à distância a trabalharem 10% mais por semana do que trabalhavam antes da pandemia.

 

Rumo a uma cultura de trabalho remoto mais saudável
No entanto, nem tudo são desgraças e tristezas. Muitas empresas já encontraram formas de superar estes desafios, e você também pode.

Por exemplo, a Scott’s Cheap Flights vai além das habituais mensagens de Slack e reuniões de Zoom, encorajando os colaboradores a saberem as novidades através de “conversas casuais de 15 minutos, com donuts” e fornecendo uma “mesada” para reuniões, para que os colegas possam jantar juntos quando visitam as cidades uns dos outros. Também organizam encontros anuais em diferentes países para que os membros da equipa possam confraternizar.

Entretanto, a aplicação desportiva Buzzer oferece tempo livre pago ilimitado e 32 horas por ano para os colaboradores gastarem em trabalho voluntário nas suas comunidades. Outras iniciativas que as empresas têm utilizado incluem horários flexíveis, benefícios de saúde, medidas para trabalho a partir de qualquer lugar, e sessões semanais de brainstorming.

 

Formas de fomentar um ambiente de trabalho remoto mais positivo
Aqui estão algumas sugestões para líderes que desejam melhorar a cultura da sua empresa, independentemente de se tratar de um negócio híbrido ou totalmente remoto.

Comece por definir como quer que seja a sua cultura de trabalho. Peça à sua equipa que participe no processo e documente as suas decisões – isto irá ajudá- lo a obter adesão, medir o progresso e assegurar que todos estão alinhados no objectivo.

A seguir, terá de estabelecer canais e normas de comunicação claros. Decida que ferramentas irá utilizar e estabeleça protocolos que ajudem os trabalhadores a manterem-se ligados enquanto criam um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, onde todos os membros da equipa se sintam incluídos. Os colaboradores devem saber quando utilizar o Slack, o email, ou a videoconferência para agilizar a colaboração, ao mesmo tempo que mantêm todos informados. É também essencial estabelecer canais robustos de feedback.

O passo seguinte é criar uma sensação de segurança psicológica para que os colaboradores se sintam seguros e capazes de se expressarem livremente. As formas de o fazer incluem:

• Incentivar a participação activa (mas não a force, pois pode ir contra as normas culturais, dependendo da origem dos membros da sua equipa);

• Assegurar que todos se sintam apoiados;

• Encorajar pensamentos e ideias diversas;

• Criar um ambiente favorável ao feedback;

• Enfatizar a importância de correr riscos e cometer erros.

Para que a sua equipa remota colabore eficazmente, terá de criar uma cultura de confiança e responsabilidade, por exemplo, estabelecendo expectativas claras e fornecendo feedback regular segundo os protocolos estabelecidos. Outra forma de criar confiança entre os membros da equipa é fomentar um sentido de ligação comunitária e social, através de actividades virtuais “extracurriculares” e encorajar interacções informais.

Em cenários remotos, pode ser mais difícil mostrar o seu apreço aos seus colaboradores, por isso façam da celebração uns dos outros um pilar central da sua equipa. É fácil para os colaboradores sentirem-se “longe da vista, longe do coração” quando trabalham remotamente, por isso, faça um esforço extra para lhes mostrar que os seus contributos são valorizados e apreciados. Não só ficarão mais felizes, como também serão mais produtivos.

Por fim, mostre aos membros da sua equipa remota que se preocupa com eles, promovendo o equilíbrio trabalho-vida pessoal e ajudando-os a evitar o burnout. As formas de o fazer incluem oferecer horários flexíveis e encorajá-los a terminar a sessão no final do dia.

 

Uma cultura de trabalho à distância saudável é boa para os negócios
Em última análise, promover uma cultura organizacional remota mais solidária não beneficiará apenas os seus colaboradores, também impulsionará o seu negócio. Os membros de equipas remotas que desfrutam de um melhor equilíbrio trabalho-vida pessoal e se sentem apoiados no trabalho são mais produtivos, têm maior satisfação profissional e tiram menos dias de folga, enquanto as empresas com uma cultura de trabalho à distância saudável têm mais facilidade em atrair e reter os melhores talentos.

 

Este artigo foi publicado na edição de Junho (nº. 150) da Human Resources, nas bancas. 

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