Depois do FOMO, há uma nova síndrome a afectar os profissionais, o FOBO. Sabe o que é? Veja se também sofre deste “mal” (e como combatê-lo)

Depois da síndrome de FOMO (do inglês “fear of missing out”), surge agora um novo termo que resume a ansiedade que muitos colaboradores sentem – fear of being obsolete (FOBO). Este refere-se ao medo de o profissional se tornar obsoleto, irrelevante ou desactualizado nas suas funções.

 

Quer seja um membro júnior da equipa, um gestor com responsabilidades ou um líder à frente da organização, em algum momento todos experienciam FOBO, revela a plataforma Leadership Funda, no LinkedIn. Algumas pessoas podem ser boas a disfarçá-lo, mas, no fundo, paira sempre a pergunta “Estou a fazer o suficiente para sobreviver nesta organização?”.

FOBO como catalisador para o crescimento

Ao contrário do nome ameaçador, FOBO pode ser um poderoso catalisador para o crescimento pessoal e organizacional. Este receio oculto, presente em todos os profissionais, actua como um motivador silencioso, incentivando os colaboradores a superar as suas próprias expectativas.

FOBO funciona como um lembrete subtil de que permanecer relevante e indispensável num local de trabalho em rápida evolução requer autoaperfeiçoamento constante. Na sua essência, torna-se uma força motriz que estimula a aprendizagem contínua, leva a ir além da zona de conforto e evita a complacência.

O papel do gestor

Por vezes, um gestor mais consciente do FOBO na sua equipa pode incentivar um colaborador além do que este pensava ser o seu limite, revelando um potencial inexplorado. Mas, por outro lado, também pode aproveitar-se do seu receio para explorá-lo e fazê-lo trabalhar mais do que aquilo pelo qual é pago.

O lado negro do FOBO

Quando um indivíduo se sente obsoleto, também começa a ceder à política do escritório para encobrir um desempenho inexpressivo. Como nem sempre têm resultados para mostrar, por vezes ficam com os créditos de outrem ou optam por rebaixar outras pessoas para se elevarem e não perderem a sua posição na organização.

Analise o seu FOBO

Um profissional que esteja a experienciar FOBO deve reservar um momento para reflectir sobre a sua função e competências, se outra pessoa conseguir assumir o seu lugar sem esforço, pode ser um sinal para se actualizar e aprender algo novo. Não se trata apenas de manter a sua posição; trata-se de agregar valor a si mesmo e ao trabalho que realiza.

Ler Mais