Diplomados desta faculdade entram no mercado com rendimentos acima de 1.800 euros líquidos

Um estudo do Instituto Superior Técnico (IST) revela que os mestres formados no Técnico auferem, em média, uma remuneração líquida de 1.839 euros por mês, com 97,7% dos diplomados a desempenhar actividade remunerada.

O estudo mostra que a larga maioria dos diplomados (78,7%) encontra-se em situação de trabalho por conta de outrem, com cerca de metade dos diplomados (50,5%) a trabalhar em actividades de consultoria, científicas, técnicas e similares.

Dentro dos alumni que trabalham por conta de outrem, 73,2% têm um vínculo de trabalho sem termo (ou seja, efectivo), o que sugere que, logo à entrada no mercado de trabalho, uma percentagem maioritária de diplomados do Técnico consegue um vínculo estável e sólido.

O mesmo estudo revela que cerca de metade dos inquiridos, 50,5%, desempenha actividades nas áreas técnicas, científicas, de consultoria ou semelhantes.

O estudo indica ainda que 23,2% dos diplomados do Técnico em 2021/22 encontram-se em situação de trabalho internacional, podendo estar sediado em Portugal a trabalhar para um empregador fora do território nacional ou estar deslocado fora do país. Países Baixos, Alemanha e Bélgica são, por esta ordem, os principais destinos profissionais, concentrando 40,9% dos diplomados que se encontram em situação de trabalho internacional.

O estudo decorreu entre Março e Setembro de 2024, recolhendo 517 respostas de alumni da Escola que concluíram o seu curso de segundo ciclo no ano lectivo de 2021/22.

Ler Mais