
Do recrutamento à retenção do talento: como criar uma cultura people first no sector tecnológico
Por Margarida Russo, People e Culture manager, Pipedrive de Lisboa
Num sector em que a tecnologia evolui a um ritmo acelerado e a inteligência artificial redefine o mercado de trabalho, há algo que continua a ser essencial: as pessoas. Na Pipedrive, acreditamos que o sucesso começa nas pessoas e para isso precisamos de criar um ambiente onde cada colaborador possa crescer, aprender e sentir-se valorizado. É mais que uma prioridade: é a nossa essência e na verdade, o nosso futuro perante um mercado competitivo.
Em 2017, reforçámos o nosso compromisso em Portugal com a abertura de um escritório em Lisboa, no centro da capital. Actualmente, cerca de 200 profissionais trabalham diariamente num ambiente de trabalho dinâmico e inovador onde são valorizados, através de formações contínuas, iniciativas de progressão de carreira e estratégias que reforçam a nossa posição na retenção de talentos.
As equipas satisfeitas são mais produtivas
Uma equipa motivada faz a diferença. Para tal, o bem-estar dos nossos colaboradores é um compromisso. Na Pipedrive, sabemos que produtividade não se traduz no número de horas que passamos no escritório. Damos valor à satisfação, equilíbrio e qualidade de vida. É por isso que os nossos benefícios vão além do habitual: criámos os Leave Benefits, um conjunto de licenças pensadas para apoiar cada pessoa nos momentos mais importantes da vida.
Os nossos colaboradores têm agora 28 dias de férias anuais e três dias de Wellbeing sem necessidade de justificação, seja para descansar, viajar ou simplesmente parar. E porque a vida tem altos e baixos, incluímos licenças para momentos mais difíceis, como o luto por um animal de estimação ou o impacto emocional de um divórcio. Mais do que benefícios, consideramos que estas políticas internas são demonstrações do nosso compromisso em criar um ambiente onde cada pessoa se sinta apoiada e reconhecida.
Para além disto, orgulhamo-nos de fazer parte de uma comunidade inclusiva e acolhedora. O nosso comité de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertença (DEBI) é um dos pilares dessa missão, promovendo conversas e workshops que reforçam o respeito, a empatia e a diversidade no nosso dia a dia. Todos os meses, abordamos temas importantes desde o Inspiring Inclusion & Empowering Women até à Mental Health and Neurodiversity Awareness ou a Building Inclusive Workplaces Workshop. Procuramos criar espaços seguros para reflexão, aprendizagem e mudança, porque consideramos que um local de trabalho verdadeiramente inclusivo é aquele onde cada pessoa pode ser autêntica e sentir que pertence.
Deste modo garantimos que cada profissional pode focar-se no que realmente considera importante, dentro e fora do trabalho.
O impacto do School of Code
A nossa cultura é feita de oportunidades reais. Foi com esse espírito que criámos, em 2022, o School of Code, um programa de mentoria e estágio remunerado que se revelou fundamental na formação de novas gerações de engenheiros de software. Como destacou Agur Jõgi, CTO da Pipedrive, esta iniciativa é mais do que uma simples formação: é uma oportunidade que abre portas para um novo caminho profissional. Com a edição de 2024, foram contratados 25 talentos, o que representa cerca de 10% da nossa equipa de engenharia. O impacto vai muito além dos números. Estamos a formar profissionais altamente qualificados, resilientes e prontos para os desafios de um sector que nunca pára de evoluir. Programas de renome como o School of Code permitem-nos encontrar talentos únicos no sector, dar-lhes rumo e desafios, enquanto asseguramos a construção de equipas altamente qualificadas e resilientes, preparadas para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
Trabalho híbrido à medida de cada um
Cada vez mais ouvimos falar da liberdade para trabalhar. O que quer isto dizer? Que respeitamos as opções de cada profissional, incentivando a responsabilidade e o empenho, permitindo que cada um escolha entre trabalhar remotamente ou no nosso escritório em Lisboa, que foi desenhado para aumentar os níveis de colaboração, aprendizagem e foco. É mais do que um simples espaço de trabalho, é um ponto de encontro para inovação e crescimento. Apoiamos esta flexibilidade com benefícios como revisões salariais anuais e formações internas de coaching.
O futuro passa pela ligação entre o lado humano e o aspecto tecnológico
Em Portugal, este ano, o nosso principal foco será acelerar as competências no âmbito da inteligência artificial. Queremos garantir que os nossos colaboradores se sintam à vontade para explorar a forma como a inteligência artificial pode apoiar as suas tarefas diárias e acrescentar valor ao seu trabalho. Ao mesmo tempo continuaremos a avaliar e a ajustar os nossos benefícios, tendo em conta a evolução do contexto social e económico, tanto em Portugal como a nível global.
Queremos promover um equilíbrio saudável entre competitividade e inovação, pois é deste modo que garantimos que estamos a tomar conta do nosso maior activo social e profissional: as pessoas.