
Dois dias e mais de 30 iniciativas para perceber como a IA vai revolucionar a vida das empresas e pessoas
Dois dias com mais de 30 iniciativas para abordar todas as questões prementes à volta da Inteligência Artificial, como vai revolucionar a vida das empresas e das pessoas e como é necessária a formação contínua para responder aos novos desafios. Acontece na feira de estreia Exponor UP – Formação Contínua, de 14 a 15 de Novembro.
Durante os dois dias da feira um robô humanoide vagueará pelo recinto, como que transportando para o futuro visitantes e expositores. A manhã do dia inaugural da Exponor UP será preenchido pela UP Summit, numa organização conjunta da AEP – Associação Empresarial de Portugal, da Exponor e com o apoio do CESAE – Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais.
Numa sessão em que o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, e o secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael, farão arranque dos trabalhos, será keynote speaker Ricardo da Costa, chairman do Grupo Bernardo da Costa, especializado em segurança eletrónica, automação, domótica e formação. “Reskilling e Upskilling nas Empresas: alinhar as empresas com os desafios, fazer crescer as organizações e valorizar as pessoas” é o tema da palestra.
Ao que se seguirá um debate com intervenções de Vera Rodrigues, head of People da Sonae e Joana Rodrigues, Global People & Culture Director da Readiness IT, e Luís Manuel Ribeiro, Presidente do CESAE. O encerramento da iniciativa estará a cargo de Ana Elisa Santos, do Conselho Directivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Durante a tarde, a APEFOR – Associação Portuguesa de Entidades Formadoras levará a efeito o terceiro Encontro Nacional de Entidades Formadoras, sob o lema “Competências para o Futuro: cooperar, inovar e transformar”.
“Prompt Engineering: domina a arte de conversar com a IA”, “Ganhar produtividade através do Copilot”, “Optimização de tarefas administrativas com recurso a inteligência artificial” e “10 Dicas práticas para tirar o máximo do ChatGPT” são os temas que, pela mão de outros tantos especialistas (Jorge Valadares – Rumos Training, Pedro Almeida – Galileu, Hugo Silva – Wise ID e Gabriel Augusto – FLAG, respectivamente), preencherão o programa dos workshops práticos dedicados às novas tecnologias, no UP Labs. onde se pretende espelhar a melhor oferta nacional no segmento da aprendizagem ao longo da vida.
A Inteligência Artificial voltará a estar em evidência na UP Talks, palco no centro da feira destinado a conversas curtas sobre os assuntos que moldam o futuro da formação e do trabalho.
A cada 30 minutos, Pedro Caramez (especialista em LinkedIn e Inteligência Artificial), Gabriel Augusto (director da escola de formação FLAG) e Paulo Lemos (fundador da INSIA – Sistemas de Informação) e André Furtado (especialista multimédia) partilharão insights, experiências e ferramentas sobre “Inteligência artificial e recursos humanos” (dia 14, às 12h00), “Humanos + IA: a nova literacia que nenhuma organização pode ignorar” (dia 14, às 16h30) e “O futuro da aprendizagem digital: tendências e desafios com inteligência artificial” (dia 15, às 12h30), respectivamente.