E pôr as suas equipas a fazer treinos de sobrevivência, desafios em 4×4 ou a liderar um navio pirata? O teambuilding ao ar livre tem várias vantagens

Um estudo de 2022 da McKinsey & Company revela que passar tempo na natureza pode melhorar o funcionamento cognitivo, aumentar as conexões e ser um catalisador para o crescimento pessoal e das equipas de trabalho. Atentas a estas novas realidades, empresas como a Grand’Ideia têm trabalhado para melhorar a oferta de serviços de teambuilding ao ar livre, que é cada vez mais procurado em Portugal.

Joana Lino, CEO da empresa de eventos corporativos de alto impacto, destaca que «as actividades outdoor são comprovadamente mais eficazes na redução dos níveis de ansiedade, porque colocam a pessoa fora do seu ambiente de trabalho e oferecem um contexto de liberdade que facilita a conexão, diversão e criatividade das equipas».

Entre as actividades que a empresa promove, destacam-se o desafio pirata, realizado em barcos, os desafios 4×4, a canoagem e coasteering, as olimpíadas em equipa, os boot camps e os torneios desportivos.

Para os mais destemidos, a empresa propõe ainda um programa de sobrevivência, onde se aprendem competências básicas como fazer fogo, construir abrigos ou filtrar água, tudo num ambiente que estimula o espírito de equipa e a cooperação.

Tudo isto pode ser realizado num dia como outro qualquer ou integrado no programa de um retiro empresarial planeado ao detalhe.