Empresas nacionais valem 76% do PIB

Existem em Portugal cerca de 20 mil grandes empresas e PME de capital nacional que são responsáveis por 45% do volume de negócios, 46% das exportações e 39% do emprego do tecido empresarial. Os dados são estudo Empresas de Capital Nacional, da Informa D&B.

 

Os 45% do volume de negócios correspondem a 141 mil milhões de euros, valor que representa 76% do Produto Interno Bruto (PIB); os 46% das exportações  a 30 mil milhões de euros) e os 39% do emprego a 965 mil empregados.

Entre as 20 mil empresas de capital nacional, 3% são grandes empresas, 16% são médias empresas e 81% são pequenas empresas, com os valores de volume de negócios, exportações e emprego bem distribuídos entre todas as dimensões. No entanto, as Pequenas e Médias Empresas (PME) destacam-se no volume de negócios (60%), exportações (55%) e emprego (76%).

Pelo contrário, nas empresas de capital estrangeiro, estes valores concentram-se nas empresas de grande dimensão.

Volume de negócios
As empresas de capital nacional representam dois terços do total do crescimento do volume de negócios no tecido empresarial durante o período 2014-2017, com taxas de crescimento superiores às empresas de capital estrangeiro também no emprego e nas exportações, um fenómeno transversal a todas as dimensões e sectores empresariais.

No universo de empresas de capital nacional, destaque para as PME, que apresentam uma taxa de crescimento do volume de negócios superior à das grandes empresas (+7% vs 5,9%).

Exportações
No caso concreto do negócio gerado pelas exportações, as empresas nacionais aumentaram quase o dobro face às estrangeiras, com 7,5% versus 3,9%. Em termos de exportações, enquanto no universo de empresas de capital nacional o maior contributo é dado pelas PME (56%), nas de capital estrangeiro são as grandes empresas que se destacam, sendo responsáveis por 80% das exportações. Ambos os universos revelam uma vocação exportadora semelhante, embora se encontrem mais exportadoras nas empresas de capital estrangeiro.

Longevidade
Um dos aspectos que pesam na relevância das 20 mil empresas de capital nacional é a sua longevidade, com mais de metade (51%) a registar idade superior a 20 anos. Além disso, 62% destas empresas apresentam um “risco de failure” mínimo, valor que compara com 42% quando considerada a totalidade do tecido empresarial.

Relacionado com a longevidade está o facto de 52% destas empresas terem uma gestão familiar. De acordo com os dados da Informa D&B, as empresas familiares registam em geral maior longevidade do que a média do tecido empresarial.

Sectores de actividade
70% das empresas e 80% do volume de negócios das 20 mil empresas de capital nacional estão concentrados nos setores das Indústrias transformadoras, Grossistas, Retalho e Serviços. O sector das Indústrias transformadoras é o que regista maior percentagem de empresas exportadoras (65%), representando também mais de metade (54%) do valor das exportações.

Apesar de menos representativos, os outros sectores registam também valores muito positivos. O sector dos Transportes salienta-se pelo seu elevado número de entidades exportadoras (51%) e as Telecomunicações, também com mais de metade de exportadoras, regista um crescimento de 21% entre 2014 e 2017 nas exportações.

 

Veja também estas notícias.

Ler Mais