Empresas querem contratar em 2015

As perspectivas de mais de 700 empregadores a actuar em Portugal: 70% pretendem contratar colaboradores já em 2015, segundo Guia do Mercado Laboral da Hays. Comerciais, Engenheiros e Tecnologias da Informação serão os mais procurados.

Número de empresas a recorrer ao Coaching diminuiu

De acordo com a edição deste ano do Guia do Mercado Laboral 2015 da Hays, 70% das empresas querem contratar mais colaboradores este ano, devido a planos de crescimento em território nacional e também no estrangeiro. Os perfis mais procurados serão os Comerciais, de Engenharia e de Tecnologias da Informação.

Por outro lado, a percentagem de profissionais que consideram a hipótese de mudar de emprego caiu para 75%, o valor mais baixo alguma vez registado nestes inquéritos. A progressão na carreira, a procura por projectos mais interessantes e o pacote salarial são os factores que mais pesam na vontade de procurar novos desafios profissionais.

Outras conclusões do Guia do Mercado Laboral 2015:

– 48% dos profissionais estão insatisfeitos com o seu pacote salarial;

– Apenas 37% das mulheres negoceiam o seu pacote salarial (versus 46% dos homens);

– Profissionais de Marketing & Vendas são os mais interessados em mudar de emprego;

– Empresas da região Norte, Centro ou Sul têm preferências de recrutamento diferentes;

– Dificuldade em encontrar os profissionais certos já levou 46% das empresas a contratar pessoas menos adequadas para a função

– 36% dos profissionais no desemprego afirmam já ter recusado uma oferta de emprego.

– 75% dos profissionais que emigraram pretendem voltar a trabalhar em Portugal

Esta edição do Guia do Mercado Laboral tem como base inquéritos efectuados junto de 3701 profissionais qualificados e 705 empregadores, além de milhares de entrevistas e reuniões realizadas pela Hays ao longo do ano, junto de candidatos e empresas em todo o país. Aborda as políticas retributivas e as médias salariais das mais variadas funções e áreas, as motivações dos profissionais portugueses, as preferências de quem está a contratar e as profissões mais recrutadas em todos os sectores.

Ler Mais