Esta empresa foi considera uma das mais felizes para trabalhar. O responsável de Marketing partilha o “segredo” (e garante que isso se reflecte na produtividade)

Fundada em Janeiro de 2006 como primeira spin-off do primeiro curso de empreendedorismo da Universidade do Porto, a Ecoinside foi recentemente considerada uma das empresas mais felizes para trabalhar, segundo o estudo da Happiness Works 2020. As razões para esse reconhecimento foram reveladas em entrevista por Ricardo Marques, CSO (Chief Sales Officer) e CMO (Chief Marketing Officer) da Ecoinside.

 

Por Sandra M. Pinto

 

Com uma equipa de 18 colaboradores, a Ecoinside acredita que se estes estiverem bem alinhados com os objectivos da empresa e se forem bem reconhecidos pela sua dedicação diária, serão pessoas, logo colaboradores, mais motivados, que tornam, desta forma, a empresa mais feliz. A isto junta-se o papel do líder, o qual, nas palavras de Ricardo Marques, deve ter quatro características base: «empatia, comunicação transversal, assumir responsabilidades e ser uma inspiração».


Quando e como nasceu a Ecoinside?
A Ecoinside foi fundada em Janeiro de 2006 como primeira spin-pff do primeiro curso de empreendedorismo da Universidade do Porto. Foi a primeira empresa nacional a medir todos os indicadores de eficiência ambiental e a propor e implementar soluções para resolver as lacunas encontradas, introduzindo o conceito de ecoeficiência na economia portuguesa.

 

Qual é hoje a vossa actividade e de que forma a desenvolvem?
Somos uma prestadora da globalidade de serviços em ecoeficiência, com particular enfoque na eficiência energética e energias renováveis que conduzem à propalada transição energética, desde serviços de sustentabilidade ambiental, apoio e consultoria em projectos de desenvolvimento sustentável, assessoria em ecoeficiência e sustentabilidade, projectos de fornecimento e instalação de centrais de produção de energia renovável, comercialização de biomassa e serviços gerais de engenharia.

Apresentamos um conjunto de soluções “chave na mão”, assente em cinco áreas chave:
– Energias Renováveis (Fotovoltaico, Eólico, Biomassa, Operação & Manutenção);
– Eficiência Energética e Hídrica (Iluminação LED, Eficiência hídrica, AVAC, Baterias
de Condensadores, Bombas de Calor, Centrais de frio);
– Gestão de Energia (Energy Procurement, Sistema de Gestão de Consumos
Intensivos de Energia, Sistemas de Gestão de Energia, ISSO 50001, Auditoria
Energética);
– Sustentabilidade (Agricultura Sustentável);
– Mobilidade Elétrica (Sistemas de Carregamento).

 

Recentemente foram considerados uma das empresas mais felizes para trabalhar, segundo o estudo da Happiness Works 2020. Que importância atribuem a esta distinção?

É muito gratificante saber que, em conjunto, formamos uma equipa de trabalho feliz e unida, facto que originou a distinção da Ecoinside como uma das 15 empresas mais felizes para se trabalhar, em Portugal. Um bom ambiente de trabalho é vital para se manter os níveis motivacionais altos e gerar positivismo, felicidade e, acima de tudo, promover a inclusão. Esta distinção só reforça que a Ecoinside preza estas premissas.

 

Quais são os pontos positivos que a Equipa Ecoinside destaca?

A equipa Ecoinside destaca a existência de um bom ambiente de trabalho, em que prevalece o sentimento de família e onde são fáceis as trocas de ideias e opiniões entre departamentos. Destaca também a oportunidade para o crescimento pessoal e profissional, a entreajuda, a compreensão e a boa disposição.

 

O que acredita que faz uma empresa feliz?

Todas as empresas são compostas por colaboradores que, todos os dias, unem esforços para irem de encontro aos  objectivos da organização. Se os trabalhadores estiverem bem alinhados com os objectivos, se forem bem reconhecidos pela sua dedicação diária, eu diria que temos colaboradores mais motivados que, consequentemente, tornam a empresa mais feliz. Na Ecoinside todos os colaboradores são o factor crítico de sucesso, são tratados de igual forma, com base no mesmo conjunto de regras. É muito valorizado o respeito e apoio entre colegas, o que se reflecte nos relacionamentos saudáveis, originando um maior cumprimento dos compromissos assumidos e uma maior capacidade de inovação.
Destaco, também, a importância do crescimento de toda a equipa, ou seja do desenvolvimento das competências profissionais de todos os colaboradores.

 

Que repercussão tem a felicidade dos colaboradores no resultado do negócio?
Colaboradores felizes tendem a ser mais produtivos e trabalham com mais motivação, permitindo alcançar mais facilmente os resultados desejados.

 

Estão esses benefícios relacionados com a gestão de topo? Se sim, de que forma?

Sim, estão. A figura do gestor de topo é alguém que sabe muito bem que tipo de cultura quer na sua empresa e uma das suas tarefas mais desafiantes passa pela gestão da equipa, de forma a potencializar bons relacionamentos. É importante que este tenha a capacidade de se colocar no lugar dos colaboradores, de forma a criar todas as condições para que estes possam desenvolver as suas tarefas de forma óptima.

 

Qual o papel aqui desempenhado pelo líder, neste caso o António Cunha Pereira?
O António Cunha Pereira é uma pessoa com uma grande inteligência emocional. Para além de saber delegar, sabe respeitar, confiar e valorizar o empenho dos colaboradores. Tem uma relação muito próxima com toda a equipa, o que permite ter uma grande abertura de diálogo e uma comunicação fluída entre os vários elementos e, por conseguinte, os departamentos da empresa. Apresenta um discurso muito positivo e pedagógico, que é uma constante mais valia, pois oferece aos colaboradores um bom exemplo de como serem construtivos e parte da solução.

 

Na vossa opinião, que características são precisas para ser um bom líder?

Destacam-se quatro características base, que para nós são fulcrais: empatia, comunicação transversal, assumir responsabilidades e ser uma inspiração.

 

Têm planeada uma mudança de instalações. O que vos levou a tomar essa decisão?

Uma das principais razões que teve na base desta decisão foi o crescimento do número de colaboradores, o que implica maiores e melhores instalações. A Ecoinside tem total consciência que condições de trabalho óptimas são essenciais para o bom ambiente de trabalho e, consequentemente, para tornar os colaboradores mais motivados e felizes. A necessidade de criar um laboratório de investigação e ensaios levou-nos também a fazer o investimento nas novas instalações, uma vez que para podermos ser uma referência na área temos de conseguir inovar continuamente, desde logo internamente. As novas instalações vão reduzir, certamente, as limitações das instalações actuais que não são compatíveis com uma empresa em claro crescimento.

 

Que prioridades vão levar em linha de conta nas novas instalações?

Uma das prioridades será a criação de locais próprios para cada momento, com um design e decoração apelativos e, acima de tudo, com as funcionalidades e tecnologias necessárias a uma performance de topo de todos os departamentos da Ecoinside. De uma forma resumida, pretendemos que nas novas instalações os colaboradores, parceiros e clientes se sintam confortáveis e bem acolhidos.

 

Até que ponto a criação de um laboratório de investigação em sede própria é importante para o vosso desenvolvimento e das equipas?

O laboratório de investigação vai permitir que a Ecoinside desenvolva mais competências técnicas e que esteja mais apta para apresentar as melhores soluções aos seus clientes. A investigação contribui para um processo de crescimento contínuo do qual resultam soluções inovadoras. Para além de obtermos, através deste know-how, novos produtos para os nossos clientes, estamos também convictos de que haverá um impacto importante no desenvolvimento pessoal e profissional da nossa equipa por estar, permanentemente, a enfrentar novos desafios.

 

Colaboradores felizes trabalham mais e melhor em prol de um futuro mais sustentável?

Sim, e esse é o nosso objectivo: tornar o mundo mais verde e mais sustentável. Ao sermos trabalhadores felizes vamos levar essa felicidade aos nossos clientes que, por sua vez, vão ser mais sustentáveis (através dos nossos serviços) e mais felizes, também, por estarem em contacto com a energia Ecoinside.

 

Como é que a Ecoinside olha para o futuro?

A Ecoinside está “de olhos postos no futuro” e para nós o futuro começa com as atitudes de hoje. É como plantar uma árvore hoje e regá-la todos os dias, esperando pela beleza dos seus frutos. A preservação do meio ambiente está na nossa génese e, como tal, estamos sempre atentos às evoluções tecnológicas.

Hoje, a energia solar ou a mobilidade eléctrica são o presente, no futuro próximo teremos as comunidades de energia renovável e estamos convictos que numa perspectiva a 10 anos outras tecnologias ligadas ao armazenamento de energia em baterias ou na forma de hidrogénio ou a reutilização de água numa economia circular serão, também, uma realidade. Por isso, trabalhamos todos os dias para tornar o mundo mais verde e sustentável.

 

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