Estes são os empregos que mais vão crescer nos próximos quatro anos, diz estudo internacional

Segundo dados do AltIndex.com, estima-se que os especialistas em IA e machine learning se tornem os empregos com maior crescimento a nível global até 2027.

 

O aumento da procura de automação e optimização em todos os sectores, a utilização crescente da IA em aplicações orientadas para o consumidor, e os investimentos crescentes na investigação em IA tiveram um enorme impacto na economia global, alterando como as empresas trabalham e comunicam com os seus clientes. Mas a ascensão da IA também teve impacto no mercado de trabalho, transformando os empregos na área da IA numa das opções mais populares.

 

Mais de um milhão de novos especialistas em IA e machine learning no mercado até 2027

Com 75% das empresas a quererem adoptar o big data, o cloud computing e a inteligência artificial nos próximos quatro anos, não é de admirar que estas tecnologias continuem a ter um impacto significativo no mercado de trabalho. No entanto, a inteligência artificial e a IA generativa receberam especial atenção no ano passado, com manchetes sobre a perda de postos de trabalho e previsões de que quase 20% da força de trabalho poderia ter mais de 50% das suas tarefas automatizadas pela IA nos próximos anos. Apesar disso, os empregos no domínio da IA tornaram-se uma das principais opções para o desenvolvimento de uma carreira nos próximos anos.

De acordo com o Future of Jobs Report do Fórum Económico Mundial, prevê-se que os especialistas em IA e machine learning se tornem os empregos com maior crescimento até 2027, crescendo muito mais do que qualquer outra opção de carreira. As estatísticas mostram que se prevê que estes empregos cresçam 40% até 2027, conduzindo a mais de um milhão de novos especialistas no mercado.

A necessidade crescente de um futuro mais verde fez dos especialistas em sustentabilidade o segundo emprego com maior crescimento nos próximos quatro anos. O relatório também mostrou que as competências analíticas, em geral, serão úteis, seja como analista de inteligência empresarial, de segurança da informação ou de dados, com os trabalhadores especializados nestes empregos todos no topo da lista. Segundo previsões do FEM, a formação para se tornar um engenheiro de tecnologias financeiras ou de robótica também será uma boa opção para quem procura segurança no emprego no futuro.

 

Especialistas em IA e machine learning farão parte de uma indústria de meio bilião de euros

O facto de os empregos na área da IA estarem no topo da lista das profissões com maior potencial de crescimento nos próximos quatro anos não deve surpreender, tendo em conta o impressionante crescimento do mercado da IA.

De acordo com um inquérito do Statista, a indústria global de IA mais do que duplicou em apenas três anos, atingindo um valor de 220 mil milhões de euros e 250 milhões de utilizadores em 2023. Espera-se que esse número aumente 27% e chegue aos 281,6 mil milhões de euros em 2024. Com empresas e utilizadores de todo o mundo a adoptarem as tecnologias e soluções de IA, todo o mercado crescerá a uma taxa CAGR de 17% e atingirá o valor de meio bilião de euros em 2027.

Machine learning, o maior segmento do mercado da IA, crescerá 122% neste período e atingirá um valor de 326 mil milhões de euros, contra os 145 mil milhões de euros do ano passado. Espera-se que o seu subconjunto, a IA generativa, represente um quarto do valor total do mercado em 2027, subindo dos 18% de 2023.

As estatísticas também mostram que cerca de 314 milhões de pessoas usarão ferramentas de IA em 2024, quase 60 milhões a mais do que no ano passado. Com cerca de 60 milhões de pessoas a adoptarem soluções e ferramentas de IA por ano, todo o mercado deverá atingir mais de 500 milhões de utilizadores até 2027.

Ler Mais