Farfetch é a segunda empresa mais atractiva para trabalhar em Portugal. Saiba porquê

A Farfetch ficou em segundo lugar no Randstad Employer Brand Research, sendo a segunda empresa mais atractiva para trabalhar no nosso país. A senior head of Employer Brand & People Communications da empresa explica porquê.

 

Leia aqui o testemunho de Andreia Gomes, senior head of Employer Brand & People Communications da Farfetch.

 

«Muito frequentemente, o employer branding das empresas é visto como o marketing dos Recursos Humanos e se, por um lado, de facto o brand awareness e o trabalho associado à construção de reconhecimento de marca e reputação é fundamental na atracção e retenção de talento, a verdade é que esse trabalho não pode estar dissociado de uma estratégia profundamente focada em criar as melhores condições para que a experiência e o desenvolvimento das pessoas no trabalho seja ainda melhor.

Na Farfetch, a estratégia de employer branding começa no interior, na interconexão de várias áreas que trabalham em conjunto para proporcionar essa experiência diferenciadora. E é por isso que as ideias e a inovação naquilo que fazemos para criar programas ou para apoiar os colaboradores durante momentos mais difíceis, como foi o caso da pandemia, podem surgir em qualquer parte.

Na maior parte das vezes, surgem porque existe uma auscultação activa muito forte e porque a forma como comunicamos internamente, aberta e transparente, também contribui para um feedback rápido e muito regular dos colaboradores.

Com essa base forte, e uma clara orientação para as pessoas, o trabalho de branding propriamente dito passa por dar voz às pessoas que vivem essa experiência e encorajar para que os colaboradores sejam os nossos maiores embaixadores, contem as suas histórias, falem do que experienciam e nos ajudem também a construir para o futuro. Temos várias comunidades internas, que muitas vezes nos sensibilizam para o que podemos fazer melhor ou diferente e, em simultâneo, nos ajudam a construir com sugestão de soluções. Tudo isto contribui para enriquecer a proposta de valor e, com isso, a percepção da marca.

Claro que quanto mais conhecida e reconhecida a marca se torna, mais se expõe, e haverá sempre detratores; no entanto, uma marca fiel aos seus princípios, valores e cultura seguirá o seu caminho e terá sempre na sua autenticidade o seu maior trunfo.»

 

Veja aqui a entrevista video feita a Andreia Gomes na cerimónia de entrega dos Randstad Employer Brand Awards:

 

O testemunho foi publicado na edição de Junho (nº.138) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, pode optar pela versão em papel ou a versão digital.

Ler Mais