Há o cartão amarelo e o cartão vermelho. Mas já ouviu falar no cartão azul? Vai chegar ao futebol

O International Football Association Board (IFAB), entidade que supervisiona as leis do jogo de futebol, vai reunir-se em breve e pode anunciar novidades sobre os testes do cartão azul, que permitiria ao árbitro ordenar a saída temporária de um jogador, avançou a SIC notícias.

 

A publicação revela que a decisão final está prevista para Março, e os testes devem começar já no Verão, em campeonatos amadores ou nas camadas jovens.

O cartão azul serviria para expulsar durante 10 minutos um atleta, que poderia regressar ao campo passado esse período. Mas se o amarelo e o vermelho estão relacionados, principalmente, com a intensidade ou a intenção, para quê serviria o azul?

Há três situações: simulações, faltas enquadradas como anti-jogo e atitudes desrespeitosas para com a equipa de arbitragem. Um jogador que receba dois cartões azul, ou um amarelo e um azul, é expulso da partida – exactamente como se recebesse dois amarelos, como acontece actualmente.

Se a medida avançar, este será o primeiro cartão adicionado ao futebol desde o Mundial de 1970, competição que viu nascer os amarelos e vermelhos.

Ler Mais