Já ouviu falar em retrabalho? Sabe como o evitar?

Quando os parâmetros de eficiência e expectativas não estão em sincronia acontece o retrabalho.

 

Desta forma, o retrabalho acontece quando há a necessidade de repetir a execução de uma actividade, mesmo que parcialmente, por falhas no procedimento ou mudanças de directrizes.

Quando acontece o retrabalho, as empresas:

  • aumentam o gasto com materiais
  • veem a produtividade a diminuir
  • assintem a uma diminuição da motivação das equipas e dos colaboradores
  • assintem a atrasos na produção
  • constactam uma diminuição acentuada nos lucros

Para evitar o retrabalho na sua empresa:

  • proceda ao mapeamento dos processos, só assim pode identificar possíveis falhas
  • crie procedimentos que estejam devidamente desenvolvidos e testados
  • define os colaboradores responsável pelo acompanhamento do andamento das tarefas
  • capacite a sua equipa de modo a que se apresente mais produtiva
  • invista na comunicação interna pois está provado que falhas na comunicação estão na origem de inúmeros erros de produção
  • recorra a ferramentas de gestão de modo a gerir da melhor forma a rotina e as actividades
  • automatize os processos de modo a evitar o erro

 

 

 

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