Liderança Autêntica. Dar um Passo

Por Luisa António, Diretora de Capital Humano e Comunicação Interna do Grupo FHC

 

#gestãopessoas #responsabilidadesocial

 

“ Dar um passo, o mesmo passo sempre renovado.

Assim vivemos , assim crescemos, assim convivemos (…), procurando acertar critérios, encontrar soluções melhores, sem excluir controvérsias e desacordos, no respeito mútuo e na confiança recíproca.”

                                                                                                                                      Maria Ulrich

 

Temos na nossa génese e no nosso ADN, a capacidade de Criação, Inovação, Transformação  e da Autenticidade.

Pertence nos o Poder de Escolha e de Decisão permanente sobre a posição e a Atitude de Vida a que nos mantemos fieis.

A Responsabilidade Social na Gestão de Pessoas vai muito para além das micro iniciativas de voluntariado ou de comunicação interna. A Responsabilidade Social está totalmente interligada ao grau de Autenticidade dos Gestores e dos Líderes.

Em 2021, a Gestão e a Liderança de Estratégias sustentaveis de Desenvolvimento de Capital Humano passam por permanecermos para além da futilidade, do jogo das aparências e da imagem, na sua grande maioria, falsa.

A actualidade na Gestão das Pessoas está tanto na perenidade do que se escreve ( com verdade e com evidências reais) e no que se faz diariamente, como na continuidade da acções de Desenvolvimento que fundamos e criamos.

Um Líder na área da Gestão e Desenvolvimento de Capital Humano e da Comunicação é responsável por Vidas que se cruzam e se superam, por Talentos e Competências que se atraem e se compatibilizam, por  apoiar a criar o melhor do Potencial Individual e Colectivo, por não se conformar com a mediocridade, e acima de tudo, por construir Futuro.

O Futuro não tem limites. Não podemos ceder nem ficar presos aos “jogos do dinheiro”, da “pseudo segurança” ( do vencimento pago a tempo e horas) e dos “clubes certos”. Não podemos ficar retidos em sistemas disfuncionais e cheios de “teias de aranha”.

O grande pilar fundacional do nosso crescimento e da nossa transformação positiva permanente ( PESSOAS E ORGANIZAÇÕES) é sabermos quem somos na nossa essência e apoiarmos e nutrirmos o nosso Propósito e os nossos Valores com Trabalho árduo e com o total respeito a Principios Orientadores e Estruturais funcionais.

O respeito mútuo e a confiança incondicional são os dois pilares onde assentam a Gestão da Carreira, a Gestão do Talento e a Gestão das Pessoas no seu sentido mais lato.

As Organizações e os seus Líderes necessitam coentender as perspectivas e as necessidades atuais das Pessoas e do Mercado de Trabalho para que possam apoiá las e orientá-las a partir de uma posição plena e segura de Conhecimento e de Empatia.

Através da Liderança Autêntica, do Coaching Executivo e do Mentoring, podemos aprofundar continuamente a nossa compreensão das necessidades não apenas das nossas Pessoas , dos nossos Acionistas, dos nossos Clientes e dos nossos  Parceiros mas também das diversas comunidades onde vivemos e onde trabalhamos. Isto é mais importante do que nunca.

Através da Liderança Autêntica com Estratégia e com Empatia podemos criar mudanças positivas efetivas – não retóricas e falsas.

Neste momento a Verdade é importante. O Mundo está de olhos postos no papel das empresas e das organizações na sociedade.

As receitas e as metas financeiras bem como a regulação processual organizativa e normativa  não é suficiente.

Todos os dias, os colaboradores, os investidores e os clientes esperam que as empresas e as organizações saibam tratar com efetividade das questões sociais mais amplas e do desenvolvimento do seu Capital Humano.

As empresas e as organizações necessitam continuar a consolidar o seu crescimento lucrativo sustentável mas, ao mesmo tempo, aprender com rapidez, a implementar contribuições positivas , sustentáveis e efectivas ​​na vida das Pessoas e na Sociedade.

Empresas e Organizações pouco crediveis onde o respeito e a confiança sejam inexistentes, têm os dias contados.

Independentemente da área ou do mapa (s) geográfico (s) onde operam.

É requerido a qualquer Plano estratégico de negócio que esteja associado a uma Transformação Efectiva no que diz respeito à Governança de topo corporativa, à sustentabilidade, à cidadania e sobretudo ao seu grau de Autenticidade.

A Verdade e a Transparência nas estratégias de Gestão e Desenvolvimento de Capital Humano são ( no seu conjunto) o primeiro Passo a ser dado para a Transformação / Revolução a que assistimos na Gestão das Pessoas e das suas Carreiras.

Ousar a Excelência na Gestão das Pessoas vai muito para além de Planos de Comunicação . Os principais Embaixadores das Boas Práticas ou das Práticas Tóxicas  no seio das empresas e das organizações são, em primeiro lugar e acima de tudo, os seus colaboradores, os seus clientes, os seus fornecedores e os seus parceiros.

Assistimos hoje, e é um grande motivo de celebração, à avaliação permanente do Propósito , dos Principios e dos Valores das empresas e das organizações. Em todo o Mundo.

A Gestão Estratégica e o Desenvolvimento do Capital Humano deve manter se fiel à congruência e à autenticidade, ao dinamismo social, ao clima emocional, às relações interpessoais saudáveis e funcionais, ao conhecimento e ao saber.

O Capital Intelectual, a Gestão do Conhecimento e a Gestão do Talento, são hoje, os  fatores mais competitivos e mais relevantes para as Pessoas,  para as Empresas, para as Organizações e para a Sociedade.

Atrair, acompanhar, desenvolver e reter os melhores profissionais É hoje Prioridade e Urgência máxima.

As Pessoas têm o poder para Mudar, Criar, Transformar e Gerar novas oportunidades, através através da sua Experiência, do seu Conhecimento, da sua Vocação e acima de tudo, dos seus traços de carácter.

As Empresas e as Organizações necessitam querer aprender a Renovar se e a Transformar se com urgência.

Dar o Primeiro Passo importa.

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