Liderar com inteligência emocional faz (toda) a diferença. Saiba como a desenvolver

Em situações de crise, liderar com inteligência emocional faz a diferença.

De facto, controlar e avaliar as próprias emoções e ao, mesmo tempo, ter a capacidade de interpretar e compreender as emoções dos outros, é a chave do sucesso da liderança de muitas empresas.

Como desenvolver a inteligência emocional

  • Ter consciência das emoções
  • Dar espaço e permitir que sejam expressão do pensamento e forma de atuação
  • Compreender o que significam e o que traduzem
  • Saber como gerir

Trabalhar nestas diferentes dimensões permite trazer as emoções para o quotidiano sem receio do impacto que possam ter, o que na prática significa:

  • Ser capaz de aceitar críticas e assumir responsabilidades
  • Assumir o erro, aprender e seguir em frente
  • Dizer não quando é preciso
  • Partilhar os seus sentimentos com os outros
  • Resolver problemas com soluções com as quais todos se sentem confortáveis
  • Ter empatia para com as outras pessoas
  • Ter uma grande capacidade de escuta
  • Saber porque faz as coisas que faz
  • Não julgar os outros

A inteligência emocional permite ver e entender diferentes perspetivas e experiências. É inclusiva e respeita a diferença, apresentando-se como um terreno fértil para um crescimento saudável.