Marco Serrão, Galp: Os desafios do “novo mundo” para as organizações

Marco Serrão, director de Gestão de Pessoas e Cultura da Galp, destaca que «este “novo mundo” coloca grandes desafios às organizações, levando a que pensem além dos seus programas tradicionais de well-being, para ajudarem as suas pessoas a sentirem segurança psicológica, algo cada vez mais difícil de alcançar».

 

«A mudança é uma constante em plena aceleração nos últimos anos, com uma pandemia global, que as gerações actuais nunca tinham experienciado, e um novo conflito armado na Europa.

Esta aceleração levou a que o famigerado conceito VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity), que se refere à velocidade da mudança, à incerteza, falta de clareza e complexidade de um determinado contexto, desse lugar ao conceito BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible), mais relacionado com a fragilidade, ansiedade, imprevisibilidade e dificuldade de compreensão do contexto.

Este “novo mundo” coloca grandes desafios às organizações, levando a que pensem além dos seus programas tradicionais de well-being, para ajudarem as suas pessoas a sentirem segurança psicológica, algo cada vez mais difícil de alcançar.

Para tal, é importante considerar uma abordagem holística focada em serviços de bem-estar físico (wellness center on-site, parcerias, competições interempresas), serviços de apoio psicológico, e num forte investimento no desenvolvimento de estilos de liderança alinhados com os valores e propósito da organização e centrados nas pessoas. Estes três factores, em conjunto, permitem criar nas pessoas um equilíbrio fundamental para a sua motivação, desempenho e compromisso com a organização.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Junho (nº.151) da Human Resources, no âmbito da XLVII edição do seu Barómetro.

A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais