Não sabe como garantir a fidelização dos seus colaboradores? Aposte neste cinco benefícios (que não são em dinheiro)

Com a escassez de mão-de-obra a aumentar, muitas empresas sentem dificuldade em preencher posições em aberto. E o salário já não é suficiente para atrair os melhores.

 

A Insider falou com Paula Allen, líder global e vice-presidente sénior de investigação e bem-estar total da Lifeworks, sobre os benefícios e regalias que os trabalhadores mais desejam agora. A empresa realiza inquéritos mensais para compreender as experiências, perspectivas e dificuldades dos trabalhadores e descobriu que, quando os empregadores estabelecem sistemas de apoio para as equipas, a felicidade, inclusão e produtividade aumentam.

Allen defende que as empresas – nomeadamente as pequenas –implementem apoios em cinco categorias de benefícios-chave para atrair e fidelizar com sucesso oscolaboradores.

 

1. Programas de assistência a colaboradores e familiares
Os Programas de Assistência aos Colaboradores (PAC) são programas oferecidos para proporcionar uma vasta gama de benefícios que abordam circunstâncias que podem afectar negativamente o trabalho e a saúde dos colaboradores, de acordo com o IRS (Internal Revenue Service, o serviço estatal norte-americano de recolha de impostos). Da assistência financeira à terapia, os PAC permitem aos colaboradores escolher entre diversos recursos, dependendo do que considerarem mais necessário.

 

2. Cuidados infantis e planeamento familiar
Os pais, e em particular as mulheres, foram dos indivíduos mais afectados durante a pandemia, segundo inquéritos mensais da Lifework. À medida que os escritórios reabrem, a orientação e o apoio aos cuidados infantis podem tornar-se ainda mais vitais para os pais que trabalham, afirma Allen. «Tornou-se mais complexo do que as pessoas possam pensar», refere Allen. «Os apoios que temos hoje são simplesmente mais frágeis.»

 

3. Recursos em matéria de saúde mental
Sessões de terapia virtual ou presencial, aconselhamento para o desenvolvimento da carreira, e serviços de abuso de substâncias estão entre os recursos de saúde mental que os empregadores devem oferecer, considera Allen.

Além disso, o burnout continua a ser uma questão de destaque entre os trabalhadores, explica Alexandra Jacowitz, co-fundadora e terapeuta da Park Slope Therapy. Jacowitz tem visto um aumento de clientes à procura de ajuda para o burnout, e atribui este aumento a uma consciencialização crescente da condição, em conjunto com o stress adicional da pandemia.

 

4. Serviços financeiros
A saúde financeira está frequentemente interligada com o bem-estar mental e físico, assinala Ken Gorfinkle, psicólogo e proprietário da Common Sense Therapy. «As pessoas estão frequentemente preocupadas em suportar um estilo de vida e as suas circunstâncias económicas.» Coaches financeiros, planos de poupança e serviços de investimento asseguram que os colaboradores se sentem estáveis e apoiados, concordam Allen e Gorfinkle.

 

5. Horário flexível
Allen recomenda aos empresários que implementem horários flexíveis para que os seus colaboradores possam gerir conflitos familiares, tirar dias de saúde mental, ou encontrar um equilíbrio entre trabalho e vida privada. Isto pode tomar a forma de uma semana de quatro dias, de uma hora de início mais tardia, ou de dias de dispensa ilimitados, acrescenta. No entanto, o primeiro passo é determinar o que funciona melhor para a empresa e os seus colaboradores.

Ao nível mais básico, as empresas devem concentrar-se na hierarquia das necessidades na abordagem das preocupações dos colaboradores. Garantir que os colaboradores sintam que pertencem, tenham um apoio contínuo e disponham de recursos internos e externos no caso de algo correr mal é a forma mais eficiente de aliviar o descontentamento dos colaboradores.

 

Fonte: Insider

Ler Mais