O segredo do sucesso da Delta Cafés… contado pelo seu CEO
Mais do que uma empresa familiar, a Delta Cafés é «uma empresa família». Quem o afirma é Rui Miguel Nabeiro, que assumiu a liderança do grupo em 2021. Neto do fundador, sabe ter um legado precioso, que não quer descaracterizar. Valoriza a história, mas os olhos estão postos no futuro. E não esconde a ambição: chegar ao top 10 mundial das marcas de café.
Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho
Em Maio, o Conselho Editorial da Human Resources reuniu num local diferente… secreto… numa cave, situada numa das lojas mais movimentadas da Avenida da Liberdade, em Lisboa. Muitos já terão adivinhado a loja, mas provavelmente poucos saberão que a Delta, The Coffee House Experience tem “escondida”, por trás de um dos balcões, a Cave (disponível para eventos corporativos). Foi lá que, a convite da conselheira Ana Rita Lopes, decorreu o habitual almoço mensal, contando com a presença especial de Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta Cafés, e também de Clara Melícias, directora B2C.
Presença incontornável em tudo o que são prémios de notoriedade de marca e enquanto entidade empregadora, a pergunta sobre qual o segredo do sucesso da Delta Cafés não se fez esperar. A resposta também não: «Proximidade. Autenticidade e genuinidade. Mas com exigência de entrega.» Em relação ao negócio, destaca a constante aposta na inovação, envolvendo todos os colaboradores: algumas ideias agora comercializadas partiram deles, como o copo Go Chill. Contou também como surgiu a máquina Philippe Starck, cuja ideia base surgiu de «um miúdo que fez um furo num copo de plástico e pôs o café a sair por baixo».
Sobre a sua maior conquista – e desafio –, até à data, o líder identifica a inovação das cápsulas de café. «Tive várias sortes; uma delas foi o meu avô sempre me deixar pôr em prática as minhas ideias.» Confidencia outra sorte: «Ser CEO ao lado do meu avô.» No mais, acredita que o seu sucesso se deve muito ao «saber escolher bem» quem o rodeia. «Depois, só tenho de facilitar a vida às pessoas.»
Nome e legado à parte, Rui Miguel Nabeiro será a prova de que a sorte dá muito trabalho. E de que o provérbio chinês, segundo o qual “a primeira geração constrói, a segunda administra e a terceira destrói”, no seu caso, está errado.
O almoço contou com a presença dos conselheiros: Ana Gama Marques (Altice), Ana Porfírio (Jaba Recordati), Ana Rita Lopes (Delta Cafés/Grupo Nabeiro), Catarina Horta (novobanco), Fernando Neves de Almeida (Boyden), Francisco Viana (CGD), Inês Madeira (Grupo FHC), Isabel Heitor (ANA Aeroportos), Joana Pita Negrão (Nova SBE), Marco Serrão (Galp), Maria João Martins (My Change), Maria Kol (Microsoft), Nuno Ferreira Morgado (PLMJ), Pedro Fontes Falcão (Iscte Executive Education), Pedro Rocha e Silva (Neves de Almeida HR Consulting), Susana Silva (El Corte Inglés) e Vanda de Jesus (iCapital).
Almoço do Conselho Editorial da Human Resources, artigo publicado n.º 161, de Maio de 2024