Paulo Bastos, Grupo Simoldes: A IA possibilita uma abordagem mais estratégica na gestão de Recursos Humanos

Paulo Bastos, Headquarters Human Resources manager do Grupo Simoldes, destaca que «a IA começa a transformar a maneira como as organizações lidam com os seus colaboradores, optimizando processos e possibilitando uma abordagem mais estratégica na gestão de Recursos Humanos.»

 

«A Gestão de Pessoas desempenha um papel crítico no sucesso da implementação da inteligência artificial (IA) nas organizações. Ao investir no desenvolvimento dos colaboradores, ao criar uma cultura de aprendizagem, ao comunicar de forma transparente e ao gerir de forma eficaz a mudança, as organizações podem maximizar os benefícios da IA e garantir uma transição mais suave para um ambiente de trabalho cada vez mais tecnológico.

No que respeita à área de Recursos Humanos (RH), existem alguns indicadores que apontam para que a influência da IA nos próximos anos tenha “alguma”, para não dizer “muita” relevância e importância. A IA começa a transformar a maneira como as organizações lidam com os seus colaboradores, optimizando processos e possibilitando uma abordagem mais estratégica na gestão de Recursos Humanos.

Passo a citar alguns dos exemplos em que a IA poderá libertar os colaboradores de RH de tarefas mais administrativas e/ou que pressupõem análise massiva de dados:

  • No recrutamento e selecção, a IA está a ser usada para analisar currículos e identificar candidatos qualificados;
  • Análise de dados: a IA pode processar grandes volumes de dados relacionados com os colaboradores, como desempenho, produtividade, satisfação e envolvimento. Com esses inputs, os gestores de RH podem tomar decisões mais fundamentadas relativamente a promoções, desenvolvimento de carreira e planos de sucessão;
  • Ao nível do desenvolvimento profissional, a IA pode ajudar a criar planos de desenvolvimento individualizados, com base nas habilidades e competências, interesses e objectivos de carreira dos colaboradores;
  • Automação de tarefas administrativas, e rotineiras, designadamente gestão de benefícios e administração de licenças, que “liberta” os profissionais de RH para se concentrarem em actividades mais estratégicas;
  • Transformação cultural: a IA pode ajudar as organizações a identificar padrões de cultura e envolvimento/motivação, facilitando a implementação de mudanças organizacionais e a promoção de uma cultura mais saudável.

 

No entanto, é importante notar que a implementação da IA na Gestão de Pessoas também levanta questões éticas, de relacionamento e de privacidade, que precisam de ser abordadas adequadamente. De realçar igualmente que a colaboração entre máquinas e seres humanos deve ser cuidadosamente equilibrada, para evitar a perda do elemento humano na tomada de decisões e nas interacções com os colaboradores, que considero continuar a ser de extrema importância.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Agosto (nº.152) da Human Resources, no âmbito da XLVIII edição do seu Barómetro.

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