Pedro Ribeiro, Super Bock Group: Recrutar candidatos com as competências adequadas será uma ajuda importante

Na análise aos resultados da 49.ª edição do Barómetro da Human Resources, Pedro Ribeiro, director de Pessoas do Super Bock Group, salienta que «o recrutamento de candidatos com as competências adequadas constituirá uma ajuda importante para melhorar a produtividade».

 

«A cultura de uma empresa pode ser definida como uma forma comum de pensar que decorre de uma forma comum de actuar por parte dos seus colaboradores. A forma como nós, colaboradores, nos comportamos no dia-a-dia está directamente relacionada com alguns aspectos essenciais da organização, tais como: estrutura, processos, exemplo do topo, incentivos, tecnologias, etc.

No Barómetro, foi referido pela maioria dos respondentes (57%) que a baixa produtividade das empresas nacionais estaria relacionada com a (falta) de cultura de trabalho. A melhor prescrição para alterar este estado passará por uma actuação firme, abrangente e consistente no tempo nos factores que mais impacto directo tenham nessa cultura. Alteração dos processos e métodos parece ser uma das causas mais comuns, mas o recrutamento de candidatos com as competências adequadas também constituirá uma ajuda importante.

Por fim, um último comentário sobre a aparente elevada dispersão de motivos que contribuem para a satisfação das pessoas nas empresas: se a realidade coincidir com a percepção do barómetro, as áreas de Recursos Humanos têm, de facto, um grande desafio entre mãos!»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Outubro (nº.154) da Human Resources, no âmbito da XLIX edição do seu Barómetro.

A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais