Quase um terço dos trabalhadores está a trabalhar mais horas durante a pandemia

Quase um terço (31%) dos trabalhadores admite que está a trabalhar mais tempo neste período de pandemia. Por outro lado, 46% revelou que tem mais tempo para se dedicar à sua esfera privada, o que poderá estar relacionado com o facto de agora não terem que de deslocar a tantos sítios ou viajar como antes. Os dados são relatório «How COVID-19 changed the way people work» da Kaspersky.

 

O novo relatório da Kaspersky também permitiu concluir que está a tornar-se cada vez mais difícil para os trabalhadores separarem o trabalho da sua vida pessoal, especialmente no que diz respeito à área de Tecnologias de Informação (TI), 51% dos trabalhadores inquiridos que admitiram ter começado a assistir a mais conteúdo para adultos desde que ficaram em teletrabalho. Cerca de um quinto (18%) dos trabalhadores chega, inclusive, a utilizar os dispositivos cedidos pela sua empresa e 33% revela que assiste a conteúdo para adultos em aparelhos pessoais, nos quais também fazem algumas tarefas relacionadas com o trabalho.

Mais de metade (55%) afirma que está a ler mais notícias agora do que antes devido ao regime de teletrabalho, e 60% da sua actividade é realizada nos dispositivos que utilizam para trabalhar. E isto pode levar a potenciais infecções de malware, caso os colaboradores não sejam cuidadosos com os recursos e sites que visitam.

O relatório revela também que 42% dos trabalhadores utiliza as suas contas pessoais de email para fins de trabalho, enquanto 49% dos mesmos admite que a sua utilização aumentou com o regime de teletrabalho. Já 38% utiliza messengers pessoais que não foram aprovados pelos departamentos de IT da sua empresa e 60% confessa que os utiliza ainda mais neste novo contexto.