Candidaturas a estágios do IEFP voltam a abrir. É já a 9 de Fevereiro. Conheça as condições (e quanto paga)

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai abrir a 9 de Fevereiro um novo período de candidaturas para o programa de estágios Ativar.pt, destinado a jovens desempregados até aos 30 anos (ou idade superior, em casos específicos), com uma dotação de 100 milhões de euros, o dobro face a Setembro.

Estes estágios visam promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados. Desde que foi lançado, foram aprovados 98.741 estágios ao abrigo do programa e, destes, 70.888 jovens foram colocados nas empresas. Dados oficiais revelam também que 80% das pessoas que concluem o estágio estão no mercado de trabalho seis meses depois de terem concluído o estágio.

As empresas podem candidatar-se ao programa, sendo que, no geral, os estágios compreendem a duração de nove meses. Aqueles que forem desenvolvidos no âmbito de projectos de interesse estratégico para a economia nacional ou de determinada região podem ter a duração de seis, nove ou 12 meses.

A iniciativa abrange jovens entre os 18 e os 30 anos inscritos como desempregados nos centros de emprego. No caso de desempregados há mais de 12 meses e que tenham concluído uma nova qualificação há menos de três anos, o limite sobe para os 45 anos.

Dependendo do nível de qualificação, os estagiários recebem uma bolsa entre os 662 e os 1273 euros, e o IEFP comparticipa até 80% deste valor (que pode ser majorado, até um limite de 95%) e o pagamento de subsídios de refeição e de transporte também podem ser comparticipados.

Para as empresas que celebrarem contrato sem termo com o estagiário nos 20 dias seguintes à conclusão do programa, o IEFP paga um prémio que pode ir até 2546 euros (cinco vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais).

O aviso de abertura dos estágios será publicado oportunamente.

Ler Mais