Quer reinventar a sua carreira? Siga estes passos

Reinventar a carreira no início do ano pode ser a altura ideal, mesmo em tempo de pandemia. O site Ekonomista elaborou uma lista com dicas que vão ajudá-lo a reinventar a sua carreira.

 

1. Comprometer-se

Se o seu objectivo é reinventar a carreira que tem vindo a criar até então, a primeira coisa que deve fazer é agir.

Algumas pessoas queixam-se de tudo no ambiente de trabalho, porque já não se sentem concretizadas. Mas quando chega a este ponto da sua vida e opta por repensar na sua carreira, lembre-se que ser resmungão não o leva a lado nenhum.

Comece a pensar em agir e mudar alguns aspectos simples em vez de descarregar nos outros aquilo que quer fazer, mas que ainda não teve a coragem para tal.

 

2. Identificar o que ambiciona fazer

Provavelmente sabe identificar de imediato aquilo que não quer de todo fazer. Na verdade, todos nós sabemos identificar aquilo que não queremos fazer de forma muito mais rápida do que o que ambicionamos fazer.

Lembre-se que se o objectivo é reinventar a carreira, deve de ser bastante claro em relação àquilo que quer para si. Pense se está no caminho certo para alcançar os seus objectivos profissionais neste novo ano.

Tente reflectir sobre os aspectos que mais gosta no seu trabalho e pense de que forma essas competências poderão ser transferidas para um percurso diferente.

 

3. Encontrar as lacunas

A partir do momento em que determina aquilo que quer fazer, é necessário que entenda o que é preciso para alcançar o seu grande objectivo. Ou seja, aquilo que está em falta para a concretização desta nova meta.

Um bom ponto de partida é começar por identificar o tipo de perfil que é exigido nas ofertas de emprego. Veja o que as empresas exigem dos candidatos e aperfeiçoe algumas competências-chave.

Determine os seus pontos fortes e fracos face ao tipo de carreira que ambiciona seguir e comece de imediato a tornar as suas fraquezas em oportunidades de crescimento. Pesquise por cursos online com certificado, por exemplo.

 

4. Preencher essas lacunas

Se determinar que o seu conjunto de competências actual não é forte o suficiente para conseguir o próximo cargo dos seus sonhos, considere procurar um emprego-ponte, ou seja, um cargo intermediário que o vai ajudar a passar para o cargo que ambiciona.

Além disto, as oportunidades de voluntariado também o podem ajudar a obter experiência nas mais diversas áreas e a ganhar confiança em si mesmo.

 

5. Mantenha o seu currículo actualizado

Faça uma pesquisa sobre o tipo de emprego ou sector que procure e esteja atento à forma como a organização comunica. Observe a linguagem utilizada, os perfis dos trabalhadores e incorpore algumas modificações que achar pertinentes no seu currículo.

Pesquise pelo Linkedin da empresa, bem como site e redes sociais e coloque alguns factores que a distinguem das outras no seu currículo. Por exemplo, se o site estiver todo a azul claro e branco, opte por colocar um elemento em azul claro no seu CV.

6. Crie contactos

O networking deve ser uma prioridade para qualquer candidato a uma oferta de emprego, mas mais ainda para aqueles que desejam reinventar a carreira. Porque nestes casos o candidato tem o desafio adicional de provar que está apto para actuar numa indústria ou função específica sem ter muita (ou nenhuma) experiência concreta.

Comece por demonstrar aos seus contactos, amigos e familiares que está a repensar na sua carreira e aquilo que pretende alcançar. Muitas vezes, é através deste tipo de publicações no Linkedin, que os profissionais conseguem as suas primeiras entrevistas de emprego num novo sector.

Para além disto, aproveite para explicar à sua rede de contactos por que motivos tomou a decisão de reinventar a sua carreira.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...