Regressou hoje ao trabalho e já só pensa nas férias? Descubra como transformar os 22 dias úteis em 49
Com o início do ano novo, é altura de olhar para o calendário e ver que feriados e pontes vai poder tirar para acrescentar aos dias de férias.
Segundo a Nit, vai poder desfrutar de até 48 dias de férias — ou 49, caso trabalhe em Lisboa. Para isso, basta tirar partido de todos os dias livres e juntá-los aos 22 dias úteis de férias remuneradas a que tem direito por cada ano civil.
A forma mais simples de começar é olhar para os fins-de-semana prolongados. 2025 vai ter cinco fins-de- semana prolongados. O primeiro será na Sexta-feira Santa, a 18 Abril, que vai calhar a uma sexta-feira. O mesmo acontece a 25 de Abril. O próximo acontece a 15 de Agosto (sexta-feira), no feriado da Assunção de Nossa Senhora. O mês de Dezembro reserva mais dois fins-de-semana prolongados, uma vez que 1 de Dezembro (Restauração da Independência) e 8 de Dezembro (Dia da Imaculada Conceição) calham a uma segunda-feira.
Quanto a pontes que poderá aproveitar para umas férias mais curtas, poderá fazê-lo a 1 Maio (Dia do Trabalhador), que será numa quinta-feira, e a 10 Junho (Dia de Portugal), que calha a uma terça-feira. Só aqui, pode transformar quatro dias de férias em dez de descanso.
Segue-se o feriado do 19 Junho (Corpo de Deus), que calha a uma quinta-feira. A última ponte acontece a 25 de Dezembro (quinta-feira).
O Carnaval é um feriado facultativo, pelo que a tolerância de ponto é decidida pelo Governo. Em 2025, vai assinalar-se a 4 de Março, uma terça-feira, pelo que poderá tentar fazer ponte na segunda-feira.
Nas redes sociais, vários utilizadores têm partilhado formas de transformar, então, 22 dias úteis em 48 dias de férias. O truque passa por marcar o descanso entre 18 de Abril a 4 de Maio (oito dias úteis), entre 6 e 22 de Junho (oito dias úteis, em Lisboa), entre 14 e 17 de Agosto (um dia útil) e entre 29 de Novembro e 8 de Dezembro (quatro dias úteis).
Quais são os feriados nacionais de 2025?
- 1 Janeiro (quarta-feira): Dia de Ano Novo
- 18 Abril (sexta-feira): Sexta-Feira Santa
- 20 Abril (domingo): Páscoa
- 25 Abril (sexta-feira): Dia da Liberdade
- 1 Maio (quinta-feira): Dia do Trabalhador
- 10 Junho (terça-feira): Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
- 19 Junho (quinta-feira): Corpo de Deus
- 15 Agosto (sexta-feira): Assunção de Nossa Senhora
- 5 Outubro (domingo): Implantação da República
- 1 Novembro (sábado): Dia de Todos os Santos
- 1 Dezembro (segunda-feira): Restauração da Independência
- 8 Dezembro (segunda-feira): Dia da Imaculada Conceição
- 25 Dezembro (quinta-feira): Natal