Reimaginar a Gestão de Pessoas é preciso. Especialistas do MIT explicam como na Human Resources de Maio, já disponível

O destaque de capa da Human Resources de Maio é um artigo do MIT Sloan Management Review sobre  “Reimaginar a Gestão de Pessoas”. Mas, das entrevistas às análises e reflexões de especialistas, há muito mais a não perder. A edição n.º149,  já está disponível online e chega às bancas na próxima semana. Confira o alinhamento completo.

 

As actuais exigências do trabalho vieram transformar profundamente a forma como os colaboradores desempenham as suas funções e recai sobre os gestores de Pessoas a responsabilidade acrescida da promoção do sucesso, dos profissionais e das organizações. Os especialistas do MIT identificam os obstáculos e apontam  caminhos a seguir com vista ao bem-estar e melhor desempenho dos colaboradores.

Nas entrevistas, não faltam os motivos de interesse. Conversámos com Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal, que comprovou que os seguros não são “cinzentos”, não pelas meias coloridas que gosta de usar, mas pelos quatro motores que guiam o Grupo: cuidar, desafiar, partilhar e entregar.

Na rubrica Gestor de Pessoas, Élio Alves, director de Recursos Humanos da Danone Portugal, explica o que é ser “Danoner” e como estar um passo à frente na resposta ao actual desafio de atrair e fidelizar talento.

Os especialistas internacionais não ficam de fora e, por ocasião da vinda a Cascais para uma masterclass para líderes e gestores, organizada pela Business Retreats, Prasad Setty, ex-vice-presidente da Google, partilhou com a Human Resources a sua visão sobre o actual estado da Gestão de Pessoas e o que acredita ser o segredo do sucesso organizacional.

Falámos ainda com Nelma Fernandes, a primeira mulher a assumir a presidência da Confederação Empresarial da CPLP e que tem um visão muito clara sobre o que impede Portugal de avançar na produtividade e fidelizar o seu talento.

Na quarta edição da HR Talk, Ana Porfírio, directora de Recursos Humanos da Jaba Recordati, Manuela Doutel Haghighi, Global Customer Success Account director da Microsoft, e Mariana Canto e Castro, directora de Recursos Humanos da Randstad, protagonizaram uma relevante e importante conversa sobre os desafios e oportunidades da “Diversidade e Inclusão”.

Se não sabe o que é a “síndrome do impostor”, Maria Duarte Bello, CEO da MDB – Coaching e Gestão de Imagem, Coach PCC & Mentor Senior,  explica o conceito, como surge e como podemos evitá-lo no nosso dia-a-dia no trabalho (e em casa).

Já Ricardo Caldeira, autor dos livros “Liderança Emocional” e “Cisnes Negros da Liderança”, reflecte sobre as heurísticas da representatitvidade, da disponibilidade, do afecto e da escassez, e deixa dicas para acabar com elas nas lideranças. Curioso? Então leia.

Na rubrica Case Study, apresentamos o Grupo Lionesa que quer transformar o Porto e o Norte de Portugal no território mais feliz para se viver e trabalhar; e nas Boas Práticas, damos a conhecer a atitude de trabalhar “As One” promovida pela DHL Express para garantir aos colaboradores «um óptimo dia, todos os dias».

Nos especiais, abordamos vários temas, dando a conhecer exemplos de como são postos em prática nas empresas: Employer Branding (NOS, Santander), Gestão de Talento (CI&T, NOVA SBE, Randstad, Vila Galé), Recrutamento e Selecção (Intelac e Randstad), Academias (MC) e Gestão de Frotas (Suzuki),

E muito mais, numa edição repleta de conteúdos a não perder.

Confira o alinhamento completo, aqui.
E, seja na versão online ou em papel, não deixe de comprar.

Ler Mais