![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2021/10/competencias.jpg)
Seis competências que tem (mesmo) que ter no mercado de trabalho actual. Confira se tem todas
No competitivo mercado de trabalho actual, as empresas esforçam-se para encontrar os trabalhadores mais competentes. Quantas mais alargadas forem as competências de um trabalhador, mais fortes são as probabilidades de ele ser contratado. O Economias partilha seis competências essenciais no mercado de trabalho de hoje.
São elas:
1. Comunicação
Saber ouvir e saber comunicar é imprescindível no trabalho, sobretudo nos empregos que lidam directamente com clientes, ou que exigem constante trabalho em equipa. É também através da comunicação que tem oportunidade de mostrar outras capacidades técnicas que tenha.
2. Pensamento crítico
No contexto actual não chega executar, é necessário questionar o que se faz, como e porquê. As empresas valorizam os trabalhadores capazes de pensar nos diversos cenários, de medir as consequências das acções e de encontrar soluções.
3. Resolução de problemas
No mercado laboral pede-se uma atitude proactiva. Um trabalhador deve ter iniciativa e conseguir resolver problemas sem precisar da ajuda da chefia.
4. Negociação
A capacidade de negociar e de influenciar as pessoas é muito prezada pelas empresas. As pessoas e os relacionamentos é que fazem a diferença no mercado laboral. Até para o trabalho em equipa é necessária esta capacidade.
5. Flexibilidade
No mundo do trabalho tudo se transforma. Um trabalhador tem de saber adaptar-se às novas procuras da empresa e às novas metodologias de trabalho, acompanhando as sucessivas transformações.
6. Marketing digital
Com a crescente importância do e-commerce e das redes sociais tornou-se essencial, entre outros, possuir noções de marketing digital que ajudem a divulgar uma marca e uma empresa.