Susana Silva, El Corte Inglés: A diferença estará sempre nas pessoas
Susana Silva directora de Pessoas do El Corte Inglés, destaca que «a área de RH já se encontra em mudança, quer na forma como se recruta, na forma como se forma, nos programas de onboarding, ou a própria comunicação interna. E a diferença são sempre as pessoas, pode-se reunir a melhor tecnologia, mas são elas que vão fazer a diferença.
«As organizações estão cada vez mais a integrar novas tecnologias nos seus processos de trabalho. A adopção de Inteligência Artificial (IA), da automação, bem como a realidade virtual, a realidade aumentada e o Metaverso ajudam-nos a interagir com a tecnologia de forma diferente. Ainda existem muitas dúvidas sobre onde e como se podem utilizar estas tecnologias, mas temos de nos preparar, pois este dialéctico vai fazer parte do nosso futuro. Esta mudança de paradigma vai revolucionar a forma como trabalhamos, sendo uma ferramenta bastante útil para ajudar na produtividade e na eficiência das pessoas.
E a área de RH já se encontra em mudança, quer na forma como se recruta, na forma como se forma, nos programas de onboarding, ou a própria comunicação interna. E a diferença são sempre as pessoas, podemos reunir-nos da melhor tecnologia, mas são elas que vão fazer a diferença. E cabe às organizações dotar as suas pessoas do conhecimento necessário para abraçar novas funções. Existe a necessidade urgente de formar e desenvolver as pessoas de novas competências. Como o estudo indica, neste momento mais de 70% das pessoas estão disponíveis para fazer reskilling/upskiling, e este investimento deverá ser feito nas pessoas que já integram a organização, tal como refere este mesmo estudo que indica que 61% das empresas estão a desenvolver internamente as suas pessoas para novos perfis.»
Este testemunho foi publicado na edição de Abril (nº.148) da Human Resources, no âmbito da XLVI edição do seu Barómetro.
A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.