Tem dificuldade em tomar decisões difíceis? O “segredo” para fazer a escolha certa começa em algo que se calhar não lhe passa pela cabeça

É normal ter dificuldade em lidar com emoções complexas perante decisões já por si complexas e difíceis. Como tirar partido dessas emoções para tomar melhores decisões? É tudo uma questão de “reserva emocional”. A Harvard Business Review explica.

 

Comece por identificar a decisão exacta que tem de tomar. Vai contratar alguém? Ou despedir? Vai mexer na sua equipa? Identifique a decisão e depois analise como se sente em relação a isso. Qual é a emoção dominante? Medo? Ansiedade? Sente-se sobrecarregado, ou talvez entusiasmado, com a oportunidade que tem pela frente? Dar um nome aos seus sentimentos pode ajudar a criar alguma distância entre as emoções e as acções.

Depois visualize como poderá sentir-se depois da decisão tomada. Imagina uma sensação de realização ou alívio? Ou ainda persiste alguma ansiedade? Projectar as emoções que vai sentir após decidir pode ajudar a interpretar o desconforto que sente perante essa situação e ajudá-lo a avançar com clareza e confiança.