
TikTok também já é usado para saber conhecer melhor… as empresas (e não encontram o que procuram)
Os Millennials e a Geração Z cresceram online, por isso não é surpresa estarem a recorrer a fontes invulgares para obter informações relacionadas com o trabalho, reporta a Inc.
Num mercado de trabalho em rápida transformação, aliado às expectativas dos colaboradores em constante mudança, o pacote de benefícios certo pode ser um grande motivador para os trabalhadores e um atractivo para candidatos altamente qualificados.
Um novo estudo sugere que muitos empregadores podem não estar a comunicar adequadamente os benefícios disponíveis aos seus colaboradores. De acordo com uma nova pesquisa da empresa de serviços financeiros Equitable, os membros mais jovens da força de trabalho estão a recorrer a fontes online e às redes sociais para os ajudar a compreender adequadamente os benefícios oferecidos no local de trabalho.
Cerca de 40% dos inquiridos afirmam não se sentir confiantes em compreender os benefícios oferecidos pelo empregador. E embora os dados mostrem que 55% «ainda depende de materiais de RH e de sessões informativas de empregadores para compreender os benefícios no local de trabalho», 37% da Geração Z utilizou plataformas sociais como o TikTok, Instagram, Reddit e até o YouTube para procurar informações sobre benefícios — a percentagem mais elevada de todas as gerações participantes no estudo. Enquanto isso, os Millennials lideram as faixas etárias que utilizam a IA para a mesma informação: 30% afirma já ter utilizado a IA dessa forma.
O que está a impulsionar esta tendência de descobrir os benefícios por si próprio? O complexo sistema de saúde dos EUA é um dos motivos. Dados da Equitable mostram que 80% dos norte-americanos acreditam que uma despesa médica não planeada — como um acidente ou uma doença grave súbita — pode “atrapalhar” o seu planeamento financeiro a longo prazo.
Os trabalhadores mais jovens são mais ansiosos, com 89% dos trabalhadores da Geração Z e dos Millennials a sentirem-se assim, em comparação com 65% dos Baby Boomers.
A Equitable refere ainda que, no inquérito a mais de 500 PME, quase todos os inquiridos disseram que os benefícios são «essenciais para atrair e reter colaboradores». E quase três em cada quatro líderes de pequenas empresas acreditam que estes benefícios demonstram que são empregadores atenciosos e empenhados. Reputações como esta, mostrou um relatório recente, são talvez mais importantes do que nunca.
A conclusão é que os trabalhadores mais jovens procuram benefícios significativos no local de trabalho quando escolhem as vagas às quais se candidatam — e enfatizam aqueles que podem beneficiar a sua saúde mental. À medida que a Geração Z vai entrando na força de trabalho, o planeamento é essencial para não perder novos talentos.