Uma abordagem integrada e multidisciplinar

Sobre os resultados do XXIX Barómetro Human Resources, Paula Arriscado, directora Corporativa de Pessoas, Marca e Comunicação da Salvador Caetano reconhece que «as novas gerações procuram nas marcas empregadoras uma promessa de valor com propósito e paixão».

 

«Gerir pessoas exige uma abordagem integrada de diferentes dimensões, processos, competências e disciplinas. Ao analisar os temas centrais de 2020, de acordo com do 29.º Barómetro Human Resources, a atracção e retenção de talento encabeça a lista (59,38%), o que se justifica pela actual dinâmica do mercado português, que apresenta uma das mais baixas taxas de desemprego, assiste à instalação de empresas estrangeiras bastante atractivas e revela uma nova configuração do catálogo de competências requeridas pelas empresas da era da digitalização, dos negócios escaláveis e dos objectivos exponenciais. Paralelamente, as novas gerações procuram nas marcas empregadoras uma promessa de valor com propósito e paixão, remetendo-nos para a afirmação do Employer Branding enquanto estratégia integrada de longo prazo, que une colaboradores, negócio e clientes, através daquilo que a empresa imprime na sua cultura, nos seus produtos, nas suas atitudes e na forma como lida com os stakeholders. Neste sentido, um sistema integrado de Gestão de Pessoas deve ser apoiado pelo saber e atitude do Marketing. Neste novo contexto, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e o trabalho remoto são também uma exigência. Tanto millennials como geração Z querem liberdade para trabalhar como quiserem, quando quiserem e onde quiserem. Mas o benefício emocional da flexibilidade só é possível com uma liderança transformacional, que define a estratégia, dá autonomia e desenvolve talento. Uma liderança que encara a multigeracionalidade e a gestão de emoções e conflitos como alicerces da cultura organizacional, a dimensão mais forte do Employer Branding. Por fim, a digitalização surge como o facilitador das novas estratégias e formas de atracção e retenção de talento, porque oferece um manancial de oportunidades na gestão de Recursos Humanos e na Comunicação, permitindo celeridade, rigor e controlo de processos, deixando aos colaboradores tempo para inovar e criar.»

Este testemunho foi publicado na edição de Fevereiro da Human Resources, no âmbito do XXIX edição do seu Barómetro.