WYperformance. Empresas e colaboradores: Duas faces da mesma moeda

Na WYperformance, a manutenção de uma cultura organizacional descontraída e informal alia-se a um elevado sentido de responsabilidade. Ao proporcionar um ambiente de trabalho colaborativo, pretende ser um local de partilha de conhecimento, mas também divertido, contribuindo para o sucesso dos colaboradores e, logo, da empresa.

 

Por Sandra M. Pinto

 

Foi no ano de 2012 que nasceu a WYperformance. Na altura, sob a designação de Performance Sales, tinha o objectivo de ser uma referência em tudo o que é performance marketing. «Estávamos num período marcado por uma profunda crise, com as empresas a reduzir os seus esforços de marketing, pelo que a abordagem diferenciadora com que nos apresentámos ao mercado, focada em resultados e 100% data-driven, foi crucial para o sucesso que alcançámos», recorda Ana Fernandes, executive director da empresa.

A mudança de designação encontra explicação no facto de, ao longo dos 10 anos de vida da empresa, o seu portefólio ter sido alargado para integrar novas áreas core e outras complementares, todas centradas na análise e processamento de dados, de mercado, de consumidor, de negócio. «Acompanhamos todo o ciclo de vida das marcas no digital, desde o diagnóstico inicial ao desenvolvimento e implementação da estratégia digital, medição de resultados e transformação destes em insights que servem de suporte às decisões de negócio», explica a responsável. «O nosso ADN permanece inalterado, mas já não nos revíamos no nome Performance Sales, que se tinha tornado bastante redutor para abarcar toda a nossa oferta no espectro do digital.» A isto acresceu o facto de serem uma das empresas core do grupo WYgroup, «pelo que reflectir essa pertença na nossa marca foi também um dos motivos que contribuiu para esta mudança».

Actualmente, a WYperformance tem como missão «fornecer soluções integradas de marketing digital, suportadas por dados precisos e confiáveis, de modo a garantir um elevado retorno do investimento para o cliente. Pautamo-nos pelos valores da transparência, da integridade, da inovação, da colaboração e da melhoria contínua, em que as nossas pessoas estão no centro da nossa estratégia. O espírito analítico, a mentalidade data-driven e o pensamento pragmático estão na base de tudo o que fazemos», reitera Ana Fernandes.

De modo a materializar essa missão, o WYgroup aposta em metodologias e formas de actuação típicas de empresas de engenharia, mas num mundo criativo. «Para nós, a criatividade é data-driven », afirma a directora executiva. «Desafiamos o impossível, ajudamos a crescer e a evoluir todo o ecossistema digital tendo sempre como premissa os dados e o estreito relacionamento com os nossos clientes.»

 

Gestão de pessoas versus estratégia do negócio
Na WYperformance, a manutenção de uma cultura organizacional descontraída e informal alia-se a um elevado sentido de responsabilidade. Ao mesmo tempo, a empresa presta atenção às ambições profissionais e pessoais dos seus colaboradores, apostando em planos de evolução de carreira e programas de mobilidade interna e num processo de avaliação de desempenho interactivo, com definição de objectivos smart e marcado por feedback regular e pelo apoio ao crescimento pessoal e profissional de cada um.

«Estes são processos que tentamos melhorar e fazer evoluir continuamente», faz notar Ana Fernandes, afirmando que os colaboradores são o pilar que sustenta a WYperformance. «São eles o nosso maior activo e a razão do nosso sucesso e crescimento nos últimos anos.» Garantir que tem as pessoas com as competências certas no que respeita a hard e soft skills, devidamente alinhadas com os valores da empresa, «tem sido uma das principais preocupações».

Hoje, a empresa caracteriza-se pela sua agilidade e pela capacidade de apresentar soluções inovadoras, «pelo que é importante que os colaboradores partilhem desta agilidade, da capacidade de pensar fora da caixa e de estabelecer relações sólidas com os clientes, escutando as suas “dores” e trabalhando para a resolução dos seus problemas».

De referir que no total são 64 os colaboradores da WYperformance, que, com a pandemia e a expansão do trabalho remoto, se encontram geograficamente em países tão distintos quanto Alemanha, Itália, Brasil ou México. Cada um destes colaboradores foi escolhido por possuir determinadas características valorizadas pela empresa, como pró-actividade, autonomia, espírito analítico e capacidade para resolver problemas e apresentar soluções.

«Trabalhamos diferentes vertentes de negócio, e sempre que fazemos uma proposta ou o onboarding de um novo cliente queremos saber tanto como esse cliente sobre o seu negócio, o mercado em que opera, a sua concorrência e os seus consumidores, pelo que a pró-actividade e o pensamento analítico são essenciais neste processo», acrescenta. «Mas também queremos que o ambiente de trabalho seja colaborativo, um local de partilha de conhecimento e experiências e, acima de tudo, divertido.»

 

Autonomia e responsabilidade
Ninguém negará que a pandemia veio impactar os modelos de trabalho. Mas na WYperformance, ainda antes da COVID- 19, já havia colaboradores a trabalhar remotamente desde a Alemanha, Itália e Brasil, por isso, neste caso em específico, não veio trazer grande disrupção, apenas acentuar uma realidade que já existia. «Para os que estavam habituados a ir diariamente ao escritório, o início da pandemia e do confinamento foi um até já, na nossa cabeça estaríamos de volta dentro de 15 dias à rotina habitual… entretanto passaram dois anos», recorda a responsável. «Houve uma fácil adaptação ao trabalho remoto, até porque toda a infra-estrutura tecnológica estava já montada na empresa. » O mais desafiante durante o período de confinamento foi a entrada de novos colaboradores, «pois exigiram mais do colaborador e dos respectivos team leaders, mas foram desafios superados com sucesso».

Actualmente, o principal modelo de trabalho que vigora é o híbrido, sendo a escolha do modelo a adoptar da responsabilidade do colaborador. «Temos colaboradores cuja preferência é estar a tempo inteiro no escritório, outros 100% remotos, e ainda outros que optaram por um modelo híbrido», revela a executive director, adiantando que são realizadas mensalmente actividades presenciais em que tentam juntar o máximo de colaboradores no escritório. «A auscultação que fizemos aos colaboradores quando se equacionou o regresso ao escritório e em que moldes, e os resultados que a empresa apresentou nestes dois anos, comprovam que este regime funciona.»

Considerando também que a autonomia e o trabalho por objectivos são uma fonte de motivação, a Wyperformance tenta definir objectivos claros, mensuráveis e atingíveis para cada um dos seus colaboradores e das suas equipas. «Queremos que todos realizem as suas funções com o máximo de autonomia e responsabilidade, mas todos sabem que, quer os team leaders, quer a equipa de gestão estão disponíveis para prestar todo o apoio necessário e formação para os ajudar a realizar as suas funções.»

Outro aspecto importante é a aposta na aprendizagem contínua dos seus colaboradores. «Para além do nosso programa de formação interno em diferentes áreas, ministrado pelos colaboradores mais seniores da empresa, temos protocolos com universidades nacionais e disponibilizamos o acesso a plataformas de e-learning que permitem a formação contínua dos nossos colaboradores. As diferentes plataformas digitais com que trabalhamos também disponibilizam programas de formação, que têm uma ampla participação por parte dos colaboradores da WYperformance.»

Desta forma, não é difícil perceber que, para a empresa, os resultados pessoais dos colaboradores e o sucesso da empresa andam de mãos dadas. «Pelo segundo ano consecutivo, obtivemos uma excelente classificação no ranking das melhores empresas para trabalhar», sublinha Ana Fernandes, para quem os resultados do inquérito «mostram claramente » que são uma empresa onde os colaboradores se sentem bem, sentem que as suas preocupações são ouvidas e é-lhes dado tempo e recursos para perseguirem os seus projectos pessoais a par com os profissionais». Exemplo disso é o programa de ideias internas, iniciado este ano, em que qualquer um dos colaboradores que tenha uma ideia de negócio e necessite de skills e recursos para a pôr em prática pode contar com a colaboração dos colegas e da empresa.

 

Cultura e desafios de futuro
Transparência, integridade, inovação, colaboração, diversidade e qualidade que imprime em tudo o que se faz são os valores mais destacados por Ana Fernandes quando se fala da cultura da empresa. Da política de benefícios, destaca o horário de Verão que vai de 1 de Junho a 30 de Setembro – à sexta-feira saem às 15h00 –, e os dias adicionais de férias por cada ano completo de trabalho na Wyperformance, até ao máximo de cinco.

Perante a realidade actual, um dos maiores desafios que se coloca à empresa está relacionado com a retenção de talento. «Estamos num mercado altamente concorrencial, em que os bons recursos humanos são insuficientes para as necessidades desse mercado». A cultura da empresa e a atenção dada aos colaboradores são dois dos factores relevantes para «trabalharmos a retenção de talento e, obviamente, tentarmos ser competitivos em tudo o que toca a benefícios e remuneração», faz notar Ana Fernandes. «Enquanto empresa, a WYperformance quer continuar no caminho da internacionalização, pois ser uma referência internacional é, sem dúvida, a nossa maior ambição.»

 

Este artigo foi publicado na edição de Junho (nº.138) da Human Resources, nas bancas.

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