200 ideias inovadoras de negócio foram apresentadas na European Innovation Academy no Porto

Uma aplicação para reduzir e controlar o tempo que os jovens passam no telemóvel, um dispositivo individual para refrescar trabalhadores da construção civil em climas muito quentes, um sistema digital para melhorar a comunicação e a gestão de incêndios florestais. Estas foram algumas das mais de 200 ideias para startups apresentadas na Start-Up Expo pelos mais de 450 estudantes de cerca de 50 universidades de todo o mundo que estão a participar na European Innovation Academy (EIA), que decorre no Porto até 2 de Agosto.

A EIA é uma oportunidade de aprendizagem para centenas de estudantes provenientes de cerca de 40 nacionalidades, como França, Inglaterra, EUA, Portugal, Espanha, Finlândia, Singapura, Taiwan, Zimbabué, Equador, entre outras, que se reúnem no Porto num ambiente de trabalho internacional e multidisciplinar enquanto criam as suas ideias de negócio.

Ao longo do percurso de três semanas, os jovens são acompanhados por mais de 45 mentores, oradores e investidores, entre os quais figuras de destaque de empresas globais da tecnologia, empresas de capital de risco e startups bem-sucedidas, que proporcionam insights e inspiração aos participantes.

Nesta terceira semana, o programa entra na reta final, com mentorias sobre Propriedade Intelectual, Modelos de Negócio e Financiamento, contando com a presença de personalidades como On Lu, jurista internacional especialista em propriedade intelectual; Maher Hakim, chief advisor de Inovação e Empreendedorismo do Qatar Research, Development and Innovation Council; Dirk Lehman, designer de Inovação da Dirk Lehmann & Partners; Anna de Stefano, mentora de startups e business angel internacional.

A EIA encerra amanhã, dia 2 de Agosto, com o Grand Pitch, um evento que representa o ponto alto desta iniciativa, no qual as 10 melhores equipas com as melhores ideias de negócio são seleccionadas para subir ao palco e têm a oportunidade de apresentar as suas ideias de negócio a investidores nacionais e internacionais. O Grande Pitch realiza-se na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, entre as 15h30 e as 18h30.

Este evento é organizado pelo Município do Porto, sob coordenação da Porto Digital, em colaboração com a Universidade do Porto, tendo como objectivo apresentar a cidade do Porto como hub de tecnologia e inovação.

Ler Mais