A gestão dos Talentos
Opinião de Ricardo Florêncio
Director da Revista HR Portugal
Editorial publicado na edição de Abril 2011 da revista HR Portugal
No passado dia 16 de Março decorreu a 1.ª Conferência Human Resources Portugal, a qual excedeu, e em muito, as mais optimistas expectativas.
Por um lado, pelo número de participantes. Prevista para 120 pessoas, contou com 180 participantes, oriundos de um vasto conjunto de empresas.
Por outro, pelo entusiasmo, ideias e experiências que todos trouxeram, quer os oradores, quer os participantes nos painéis de debate, quer o público, através das questões que foram sendo colocadas.
Muito se abordou a questão do talento e da genialidade. Como se detecta, como se incentiva, como se retém, como se motiva. Como reagem as empresas e os colegas. E afinal o que é o talento?
Ao longo de cinco horas, ouvimos diversos testemunhos e pontos de vista, que se encontram resumidos aqui nesta edição da Human Resources Portugal. Num ponto, desde presidentes, CEO, directores de Recursos Humanos, oradores e público, todos estiveram de acordo. As pessoas são, sem dúvida, um dos principais activos das empresas.
Agradecendo, mais uma vez, esperamos que tenha sido o primeiro de muitos eventos que colocam a gestão de pessoas como uma das grandes prioridades das nossas empresas e de Portugal.