A inteligência artificial na Gestão de Pessoas

Por Ricardo Florêncio

Muitas vezes, temos uma tendência generalizada de pensarmos que o tempo resolve os problemas. E assim, vamos adiando, ou à espera que se resolvam, ou tentando ignorar, na expectativa de que afinal não seja problema nenhum. Mas desta vez, nada disto vai resultar, pois, como se costuma dizer na gíria, temos mesmo um “elefante na sala”, e há uma série de temas, relacionados com a Gestão de Pessoas, que não se vão resolver por si.
Mas abordemos agora outro tema, que já está a impactar a Gestão de Pessoas nas empresas e que, certamente, vai trazer profundas alterações às empresas, e à Gestão de Pessoas. Todo o (novo) mundo da inteligência artificial. Um processo que há muito se iniciou com a digitalização e a transformação digital nas organizações. Mas nunca como agora, com o desenvolvimento exponencial e a democratização do uso de um vasto conjunto de aplicações, do Open AI ao ChatGPT, entre muitos outros, que vieram revolucionar todo este mundo das empresas.
No que diz respeito às questões específicas da Gestão de Pessoas, porventura ainda não estaremos a ver todas as implicações, alterações e mudanças, ao nível de processos, procedimentos, necessidades e exigências com que vamos ser confrontados. Porém, não tenhamos dúvidas de que muito, ou quase tudo, irá mudar. Não é “se”, é apenas “quando”.

Editorial publicado na revista Human Resources nº 150, de Junho de 2023