Empresas portuguesas são as que mais recorrem à IA para auxiliar tarefas dos colaboradores, na União Europeia

Segundo as conclusões do estudo da Microsoft e da IDC, “Da expectativa ao sucesso: Alcançar o sucesso empresarial com a IA na Europa – Portugal”, é possível concluir que 62% das empresas portuguesas já usam Inteligência Artificial (IA).

 

A par disto, em toda a União Europeia, os negócios portugueses são aqueles que mais recorrem a esta inovação para auxiliar as tarefas dos seus colaboradores.

Especificamente para os negócios online e para a publicidade digital, a IA oferece grandes oportunidades na análise de padrões e na identificação de intenções de compra, abordando o consumidor de uma forma mais directa e totalmente personalizada. Isso possibilita uma interacção praticamente em tempo real que cria um efeito surpresa durante a experiência de compra.

De acordo com os dados do estudo Kantar Media Marketing Trends 2024, 67% dos profissionais de marketing estão optimistas quanto às possibilidades da IA generativa, ao mesmo tempo que a indústria está a trabalhar para aproveitar ao máximo as oportunidades desta tecnologia de forma a desenvolver e personalizar acções com os consumidores.

 

Segundo dados da Kantar Connet, 75% do desenvolvimento de uma marca é feito através da criação de experiências únicas com o cliente, resultando numa tendência do e-commerce para investir em Retail Media de modo a gerar e optimizar estes momentos de contacto. Esta tendência reflecte-se nos números, já que, através de dados da WARC, partilhados pela Insider Intelligence, prevê-se que o investimento nesta área aumente 10,48% até ao final de 2024, chegando aos 141,71 mil milhões de dólares.

Ler Mais