A pressão fora das empresas vai (continuar a) aumentar
Numa sociedade cada vez mais polarizada, a balança dos empregadores e colaboradores permanece desequilibrada. A solução passa por uma comunicação mais clara e assertiva.
Por Tânia Reis | Fotos Nuno Carrancho
No geral, as empresas têm redobrado os esforços no investimento nas suas pessoas, seja a nível de bem-estar, de pacote de benefícios ou de flexibilidade nos modelos de trabalho, tornando-os cada vez mais personalizados. Contudo, por muito que o façam, a verdade é que se nota um descontentamento generalizado por parte dos colaboradores, que, paradoxalmente, «aparentam estar muito felizes fora da empresa». Todo este esforço e incentivos não terão o revés da medalha? Porque estão os trabalhadores tão “zangados”? O que está a faltar? O que está a falhar?
Em última análise, «o problema não está nas empresas, mas sim no clima social e numa sociedade cada vez mais polarizada». Perante uma cada vez maior falta de tolerância, de empatia e de sentido de comunidade, as empresas devem investir no compromisso, na responsabilização, na cidadania e, «principalmente, na promoção do grupo como um todo, para combater qualquer sentimento de injustiça e desigualdade». O caminho tem de passar pelo «contágio positivo e por uma maior assertividade» por parte das empresas. E tal consegue-se com uma melhor comunicação, cuja importância é inquestionável, mas que «deve ser moldada e ajustada à realidade cultural de hoje». Porque se há algo de que ninguém duvida é que «a pressão fora das empresas vai aumentar».
O almoço do Conselho Editorial realizou-se no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, contando com a presença de: Ana Gama Marques (MEO), Ana Rita Lopes (Delta Cafés | Grupo Nabeiro), Inês Madeira (Grupo FHC), Isabel Heitor (ANA Aeroportos), Joana Pita Negrão (Dils), Mariana Canto e Castro (Randstad), Nuno Ferreira Morgado (PLMJ), Pedro Fontes Falcão (ISCTE Executive Education), Pedro Henriques (Siemens), Pedro Raposo (Banco de Portugal), Pedro Ribeiro (Super Bock Group), Pedro Rocha e Silva (LHH | DBM) e Rita Baptista (Cimpor).
Almoço do Conselho Editorial da Human Resources, artigo publicado n.º 173, de Maio de 2025