Accor Hotels: a igualdade enquanto lema

O bem-estar dos colaboradores dentro do Grupo AccorHotels é uma preocupação constante por parte dos responsáveis. É neste âmbito que se insere o programa WAAG.

 

Por Sandra M. Pinto

 

A WAAG é uma rede de homens e mulheres da AccorHotels. Lançada em 2012, «tem a ambição de lutar contra os estereótipos e ajudar a AccorHotels a alcançar os objectivos de paridade estabelecidos pelo grupo», como refere Rebeca Ávila, directora de Comunicação e Relações Públicas e Embaixadora do WAAG no Sul da Europa. «A Accorhotels é uma empresa muito consciente da igualdade entre homens e mulheres, por isso foi uma das 10 grandes empresas que promoveram o movimento HeForShe e que assinou os princípios para o empowerment das mulheres, WEPs (Women’s Empowerment Principles), iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global das Nações Unidas, que define sete eixos que promovem um papel relevante das mulheres na empresa, no mercado do trabalho e na sociedade.»

Enquanto programa de responsabilidade social, o WAAG segue uma filosofia e um enfoque particular, que assenta em alcançar a igualdade e acompanhar as mulheres, tanto em funções de suporte nos hotéis, como no seu desenvolvimento pessoal e profissional. «Sendo uma rede internacional de mulheres e homens dentro da AccorHotels, o programa WAAG pretendem alcançar diversos objectivos», afirma Rebeca Ávila, esclarecendo que pretendem «impulsionar uma network comprometida de mulheres e homens envolvidos para inspirar e revelar as pessoas, ao mesmo tempo que tencionamos promover a inteligência e o desempenho colectivo de forma a ouvir e a apoiar as carreiras dos colaboradores e o seu desenvolvimento pessoal».

O programa WAAG tem como intuito actuar como um think tank, dando uma outra perspectiva sobre os principais temas sociais e de diversidade, «sempre com o enfoque em responder a estereótipos sexistas, apoiando desta forma a luta contra o assédio sexual».

 

O WAAG em iniciativas

De forma a conseguir alcançar os objectivos a que se propõe, o WAAG reparte-se num conjunto diversificado de iniciativas, desde mentoring, conferências e actividades de diferentes tipos, sobre temas de interesse para o desenvolvimento profissional, como marca pessoal, saúde e comunicação. Como sublinha Rebeca Ávila, «o programa é muito amplo, existindo também a possibilidade de trocar e desenvolver networking com outras empresas que possuem redes semelhantes».

Para o ano de 2018, o programa WAAG apresenta como prioridades a transmissão e empowerment, pois «queremos destacar e apoiar todas as carreiras e desenvolvimento pessoal dos nossos talentos», refere a responsável, ao mesmo tempo que reforça a prioridade na luta contra a violência nas mulheres, ao quererem combater estereótipos e o assédio sexual.

Leia a reportagem completa na edição de Outubro da Human Resources Portugal. 

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