Cursos com 100% de empregabilidade (V)
As características mais valorizadas para quem procura um curso do ensino superior é a capacidade de as Escolas potenciarem oportunidades profissionais. Apresentamos-lhe a estratégia vencedora da Faculdade de Economia e Gestão (FEG), da Universidade Católica do Porto.
De acordo com os dados relativos ao ano lectivo 2009/2010 fornecido pela FEG, 48% dos alunos tem emprego garantido antes de concluir um dos Programas e a taxa de empregabilidade nos 6 meses seguintes ao final do curso é de 95%: 21% demora um mês a conseguir colocação; 3% consegue ao final de dois meses; 9% garante emprego ao final de três meses; 14% aguarda entre três a seis meses. Os restantes 5% são alcançados no período de seis meses a um ano depois do fim.
Estes números explicam-se pela cooperação universidade-empresa e pelas experiências internacionais promovidas pela Faculdade, que contribuem de forma decisiva para um desenvolvimento completo do estudante e para o seu sucesso no mundo empresarial e institucional.
Além disso, a FEG criou o projecto Portfolio Individual de Competências, que procura desenvolver competências transversais em duas áreas distintas: o Desenvolvimento Curricular e o Coaching.
O Desenvolvimento Curricular visa aumentar as competências dos alunos através de diferentes metodologias pedagógicas. O Coaching foca-se nas habilidades das pessoas. Tem como principal objectivo, potenciar o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional do indivíduo, focado na acção e na procura constante do aperfeiçoamento.
«Trabalhamos arduamente o conceito de empregabilidade no primeiro ciclo, nas licenciaturas de Economia e Gestão e no segundo ciclo, nos nossos 10 mestrados», afirma Álvaro Nascimento, director da Faculdade. “Em suma, a constituição de uma oferta formativa abrangente, flexível e dinâmica, a cooperação Universidade-Empresa e inerente aproximação à vida activa dos estudantes, o fomento de experiências de internacionalização e ainda a promoção de uma consciência ética (social e ambiental) e de cidadania, promovem o desenvolvimento integral do estudante e o seu comprovado sucesso no mundo empresarial e institucional”, conclui.
Notícias relacionadas:
Inovação: Profissões do Futuro
Cursos com 100% de empregabilidade (I)
Cursos com 100% de empregabilidade (II)