Há um sector que está a conseguir fidelizar o talento dos seus profissionais. Descubra qual

O mais recente relatório State of Sales da Salesforce indica que a fidelização de talento dos profissionais de vendas está a aumentar a nível global. Com o mercado de trabalho a apertar e o talento a escassear, os profissionais de vendas estão a manter-se nas empresas.

A nível global, as empresas reportam que 18% dos profissionais das equipas mudaram nos últimos 12 meses, uma descida dos 25% registados em 2022. Ainda assim, a retenção varia entre regiões.

O estudo mostra que 15% é a mudança média de membros da equipa em Portugal ao longo do último ano e 4% dos profissionais de vendas em Portugal estão actualmente à procura de novas oportunidades.

A mais recente edição do State of Sales Report vem destacar como as equipas comerciais e de vendas estão a adoptar as mais recentes tecnologias, para criarem relações de confiança com os seus clientes, procurando o crescimento profissional e da empresa num mercado cada vez mais competitivo.

Se a maioria destes profissionais gasta grande parte do seu tempo em tarefas rotineiras, e apenas 28% do tempo em trabalho de venda efectivo, a larga maioria (78%) já tenta reverter a situação ao utilizar IA.

Entre as principais conclusões, o relatório destaca que os profissionais de vendas têm dificuldade em corresponder às expectativas dos clientes. A mudança constante das expectativas dos clientes é o principal desafio para as equipas comerciais, a nível global, que têm também pouco tempo para se conectarem e criarem relação.

Em Portugal, os profissionais desta área dedicam apenas 28% do seu tempo de trabalho a desenvolver uma relação com os seus clientes e 62% dos profissionais de vendas em Portugal afirmam que a mudança das expectativas dos clientes é um desafio que tem vindo a aprofundar-se.

O estudo mostra que a adopção de tecnologias com IA por parte dos departamentos de vendas tem vindo a aumentar, à medida que as equipas se focam na produtividade e na personalização. No entanto, as preocupações com a integração, segurança e desconfiança por parte do cliente, significa que o potencial global da tecnologia, para estas profissões, está ainda por se verificar.

O mesmo estudo indica que 78% das equipas de vendas em Portugal já integraram ou estão a experimentar IA, e 16% está a avaliar a tecnologia. O principal benefício da tecnologia de IA em Portugal está relacionado com o ganho de tempo para o profissional. O principal obstáculo para as equipas portuguesas, na implementação de IA, é a fraca integração com as infraestruturas existentes.

O mais recente relatório State of Sales da Salesforce, construído com base inquérito a um grupo de profissionais de vendas de 27 países, incluindo Portugal.

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