Joana Ferreira, Vila Galé Hotéis: Alinhar o trabalho com as expectativas das novas gerações

No seu comentário à LXI edição do Barómetro Human Resources, Joana Ferreira, coordenadora de Recursos Humanos do Vila Galé Hotéis, faz notar que «mais do que uma revisão legislativa, estas mudanças representam um sinal de que é preciso alinhar o trabalho com as expectativas das novas gerações, que valorizam equilíbrio, desenvolvimento e transparência. Esse será o verdadeiro desafio para atrair e inspirar os profissionais e líderes do futuro.»

«O anteprojecto “Trabalho XXI” surge num momento em que o mercado de trabalho português procura respostas para desafios estruturais, como a transformação digital, a conciliação entre vida pessoal e profissional ou os desafios demográficos. O mais recente Barómetro Human Resources mostra que 71% dos profissionais concordam com a maioria das medidas propostas, revelando abertura à mudança. Entre os temas, destaco a flexibilidade de horários, a formação contínua e a reversão do alargamento do período experimental, que, na hotelaria, têm impacto directo.

A flexibilidade de horários pode ser positiva, mas exige soluções que conciliem um serviço permanente com o bem-estar das equipas. A formação contínua é essencial num sector marcado pela forte sazonalidade e pela necessidade de actualização constante de competências, mas sobretudo porque grande parte dos profissionais entra sem qualificações formais, tornando esta aposta a principal via de integração, valorização e progressão.

Já a eliminação do período experimental divide opiniões: de acordo com o Barómetro, 51% dos inquiridos concordam com esta medida, enquanto 49% se mostram contra. Por um lado, aumenta a segurança dos trabalhadores mas por outro, limita a margem das empresas para avaliar o desempenho, principalmente em alguns sectores onde a adaptação à função e ao ritmo de trabalho é determinante.

Mais do que uma revisão legislativa, estas mudanças representam um sinal de que é preciso alinhar o trabalho com as expectativas das novas gerações, que valorizam equilíbrio, desenvolvimento e transparência. Esse será o verdadeiro desafio para atrair e inspirar os profissionais e líderes do futuro.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de de Outubro (nº. 178) da Human Resources, no âmbito do seu LXI Barómetro.

Disponível nas bancas e online, na versão em papel e na versão digital.

Ler Mais