Susana Silva, ECI: «A reforma das lideranças tem de acontecer»
Susana Silva, directora de Pessoas do El Corte Inglés Portugal, faz notar «neste momento, as organizações têm o desafio de gerir equipas multigeracionais, gerir equipas híbridas e gerir a aceitação da inclusão e da diversidade».
«O barómetro deste mês revela que as primeiras prioridades dos Recursos Humanos foram a actualização dos processos e sistemas de trabalho, a famosa transformação digital.
Contudo mantêm-se outras questões em aberto e com necessidade quase imediata; falo nas reformas dos modelos de liderança e modelos de trabalho, os nossos líderes não estão ainda preparados para gerir o novo paradigma. Neste momento, as organizações têm o desafio de gerir equipas multigeracionais, gerir equipas híbridas e gerir a aceitação da inclusão e da diversidade.
Prova que ainda não somos realmente inclusivos é o resultado da resposta à pergunta se as organizações contrataram pessoas acima dos 55 anos, infelizmente 55% das organizações responderam que não (e 31% poucas). Com o aumento da esperança média de vida, existem mais trabalhadores com mais de 55 anos em situação de desemprego, o que obriga as organizações a reterem e a contratarem uma força de trabalho cada vez mais exigente em qualificações. A experiência profissional (já vivenciou diferentes cenários) permite que estes profissionais tenham mais maturidade nas decisões, maior habilidade na comunicação interpessoal, além de serem pessoas mais comprometidas com prazos e horários, sendo a ética um factor predominante destas gerações.»
Este testemunho foi publicado na edição de Outubro (nº.142) da Human Resources, no âmbito da XLIII edição do seu Barómetro.
A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.