Este CEO substituiu 90% dos seus trabalhadores por IA e os resultados surpreenderam

O principal objectivo do desenvolvimento da Inteligência Artificial tem sido ser uma ferramenta que substitua as pessoas nas suas tarefas mais monótonas, repetitivas ou de esforço físico, para libertar tempo para criar ou desenvolver outras tarefas, projectos, ideias, entre outros.

Acontece que a subsistência de muitos profissionais depende destas actividades, por isso a IA pode representar uma séria ameaça ao seu trabalho. E embora os especialistas em IA assegurem que ainda há um longo caminho a percorrer, já se começam a ver alguns efeitos, revela o El Economista.

A startup indiana, Dukaan, dedica-se a facilitar a criação de sites de comércio electrónico e há cerca de um ano o seu CEO, Suumit Shah, decidiu tomar a drástica decisão de despedir 90% dos seus colaboradores dedicados ao atendimento ao cliente para substituí-los por uma ferramenta de IA chamada Lina.

Segundo Shah, esta mudança foi complicada, mas necessária devido ao clima económico do país e para que a empresa se mantivesse viável e, segundo um post na sua conta no X, os resultados foram praticamente imediatos e muito promissores.

Isso porque o tempo de resposta das chamadas passou de um minuto e 44 segundos para respostas imediatas, já que o chatbot tem a capacidade de responder em média 200 chats ao vivo. Ao mesmo tempo, o tempo de resolução de problemas foi reduzido de 2 horas e 13 minutos para apenas 3 minutos e 12 segundos. E como a IA não tem de receber salário, os custos da equipa de atendimento ao cliente foram reduzidos em 85%.