Marco Serrão, Galp: Ensaio sobre a liderança

Na análise aos resultados da 50.ª edição do Barómetro da Human Resources, Marco Serrão, director de Gestão de Pessoas e Cultura da Galp, defende que «ser líder é um processo de aprendizagem contínua, uma jornada sem um destino específico, em que cada dia tem de se “work our craft”».

 

«Confesso que este é um tema que sempre me fascinou, tanto que acabei por dedicar a minha tese de Mestrado na minha alma mater (Universidade de Lisboa) à avaliação para o desenvolvimento de competências de liderança e inovação.

Mas será que o desenvolvimento de liderança continua a ser uma área-chave da gestão estratégica de Recursos Humanos? Absolutamente. Ser líder é um processo de aprendizagem contínua, uma jornada sem um destino específico, em que cada dia temos de “work our craft”. O mundo em mudança constante em que vivemos, alguns chamam-lhe contexto VUCA (volatility, uncertainty, complexity, ambiguity), cria uma necessidade de adaptação e evolução permanente dos líderes e desafia as organizações a encontrarem os melhores mecanismos de desenvolvimento e suporte da liderança.

Mas nada é possível sem a motivação de mudar e aprender dos próprios líderes. Para estimular esta motivação, é importante criar jornadas de aprendizagem alinhadas com os valores e propósito da organização e que tenham em conta as necessidades específicas de desenvolvimento de cada líder. Este processo pode ser desafiante, mas a customização da jornada é fundamental para o compromisso de aprendizagem e aceleração da mesma.

Os líderes nunca estão 100% preparados para os desafios que se avizinham, ninguém está, mas com o mindset correcto e com jornadas de desenvolvimento customizadas às necessidades de cada líder, tudo é possível!»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Dezembro (nº.156) da Human Resources, no âmbito da XLVII edição do seu Barómetro.

A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais