Reputação!

Ricardo Florêncio

Director da Revista HR Portugal

Editorial publicado na edição de Setembro de 2014 da revista HR Portugal

ontudo, interessará num outro âmbito, mas dentro da mesma esfera, tentar perceber e desenvolver o tema da Reputação ao nível dos recursos humanos, das pessoas, da gestão de pessoas.

Num primeiro ponto, quem constrói a reputação das empresas? A instituição? A marca, o seu posicionamento e os seus valores? As pessoas que compõem as suas equipas? E qual o papel dos líderes na construção e manutenção dessa reputação? Todos fazem parte da construção do clima organizacional de uma empresa. Todavia, das hecatombes com que temos vivido e convivido ultimamente, o desmoronamento da reputação do líder de certas empresas/ instituições, leva (tem levado) à imediata perda de reputação de toda a organização. Não fará sentido, pois uma empresa será muito mais do que o seu líder, mas…

E como se sentirão as pessoas, os colaboradores, dessas empresas, que vivem essa situação? Aquelas, as mesmas, em que se investiu tempo e dinheiro a fazer o seu engagement com a organização e com os seus objectivos, a “vestir” a camisola, a apaixoná-las pela empresa, pelos seus projectos, pelas suas equipas, o tal compromisso, comprometimento… e agora como gerir a situação? O que se deve fazer? O que se deve dizer quando há esta quebra de confiança entre as pessoas e a organização?

Não é nada fácil, mas é claramente um tema de Gestão de Pessoas!

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Pepsi Café está a chegar
Automonitor
Componentes: Nunca Portugal exportou tanto como este ano