Barómetros

Barómetro Human Resources. Os “elefantes na sala” foram identificados. E agora, vamos continuar a ignorá-los?

Uma nova geração que exige mais e dá menos às empresas, e que, sendo a mais diplomada, não é a mais bem preparada; uma geração sénior que se sente discriminada; a cultura organizacional a perder relevância nas empresas; lideranças a precisar de actualizar competências e um contexto demográfico que já está a impactar as organizações. São estes alguns dos alertas que se retiram da análise dos resultados da 55.ª edição do Barómetro Human Resources. E agora, vamos continuar a ignorar os “elefantes na sala”?

Barómetro Human Resources. Os jovens não têm as competências que o mercado de trabalho exige

A esmagadora maioria dos especialistas – 83% – afirma que os jovens não saem do sistema de ensino português preparados e com as competências de que o mercado de trabalho precisa. E os cursos também não estão ajustados às necessidades. Esta é a principal conclusão do 54.º Barómetro, que aborda outros temas, como os modelos de trabalho, as políticas de gestão de talento e as competências mais importantes.

Testemunhos

Nuno Oliveira, Zurich. Construir o futuro: o papel da liderança

Nuno Oliveira, chief People & Culture Officer na Zurich em Portugal, faz notar que «a liderança deve ser o motor da promoção de uma cultura de aprendizagem contínua, que estimule a curiosidade e fomente o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, capacitando as equipas para os…

Verónica Soares Franco, Pestana Hotel Group: Talento interno

Verónica Soares Franco, administradora e Chief Human Resources Officer do Pestana Hotel Group, destaca que «a diversidade do sector da hospitalidade exige uma gestão de Recursos Humanos que integre os colaboradores, ajuste metodologias de trabalho e, cada vez mais, forneça ferramentas para formação…